Parcialmente nublado
Ashburn, USA
A+ A A-

Pensão Alimentícia: Entenda como Funciona

Segundo a Constituição Federal, homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações quanto à pensão alimentícia. Advogada explica como essa questão deve ser tratada

Segundo dados do IBGE, em 90% dos casos de separação matrimonial são as mães que ficam com a guarda dos filhos. Ainda segundo esses dados, a guarda compartilhada, que é a tomada de decisões em conjunto dos pais, dobrou nos últimos anos. Independente de como seja feita a decisão de quem fica com os filhos menores de idade, um assunto que tem ser tratado é a pensão alimentícia.

O artigo 5º inciso I da Constituição Federal declara que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. A obrigação de prestação de alimentos é tanto do pai quanto da mãe. A advogada Priscila Veiga diz que para a tomada dessa decisão, deverá ser observado o quanto cada um dos pais irá contribuir para o sustento do filho de acordo com as necessidades efetivamente demonstradas e comprovadas do filho, dentro das possibilidades de cada um. “Havendo divergência, um juiz terá que resolver a questão”, completa.

A pensão alimentícia é um valor que deverá ser pago todos os meses por alguém que tem a obrigação de auxiliar no sustento de outra pessoa. É a quantia fixada pelo juiz a ser atendida pelo responsável para manutenção dos filhos e/ou do cônjuge. A advogada explica que para que seja decidida como será a concessão da pensão alimentícia, o juiz deve observar a existência da necessidade (de quem pede) e possibilidade (de quem pagará). “A pensão alimentícia é paga em dinheiro, seja por depósito ou desconto em folha de pagamento, mas não são as únicas formas. O responsável pela pensão pode fazer acordo para pagar de outras maneiras como, por exemplo, assumir a mensalidade da escola ou prover o vestuário e necessidades médicas, entre outras vantagens”.

A Constituição Federal e o Código Civil brasileiros afirmam que o dever de pagar a pensão alimentícia é da família, ou seja, dos pais, em primeiro lugar, e na ausência de um deles pode ser atendida por outro parente mais próximo como irmãos, avós ou tios. A pensão deve ser paga até que o filho atinja a maioridade, ou ainda para os maiores, até que cessem os estudos. De acordo com Priscila, outras pessoas que estejam em situações especiais também podem pleitear pensão, como por exemplo, os filhos maiores quando doentes ou impossibilitados de trabalhar.

Valor a ser pago:

A advogada explica que não existe um valor ou percentual fixo, dependendo de cada caso. “O juiz levará em consideração os seguintes fatores: quantos filhos o devedor da pensão tem; qual o valor do seu salário; se o alimentante (responsável pelo pagamento) possui bens, etc. Se o alimentante trabalhar com registro em carteira, esse valor pode ser uma parte do seu salário, como por exemplo: 1/3 do salário, 10%, 20%, 30%. Caso não trabalhe com registro em carteira, poderá ser fixado um valor que será corrigido todos os anos, geralmente em porcentagem ou número de salários mínimos”.

“O desemprego não é aceito como razão para deixar de sustentar os filhos”, atenta Priscila Veiga. “Mesmo sem registro em carteira, o responsável pelo pagamento da pensão deve continuar pagando ou deve ingressar com ação para reduzir o valor da pensão. O valor sempre é calculado de acordo com as necessidades de quem pede e a possibilidade de que quem paga.” Lembrando que as necessidades da criança devem ser supridas, sem inviabilizar a subsistência daquele que paga.

Atualizado em

Comentários  

luiza araujo
-1 # luiza araujo 17-10-2014 00:29
Ola,gostaria de uma informaçao
Sou casada a dois anos e um mes,mas estou me separando por tanto ainda nao eparei no papel e tenho um filho de um ano e dois meses e estou gravida de 8 meses do meu marido ele nao trabalha fixado e n faz nada da vida,ja estamos separadosa 7 meses ele m me ajuda com nada gostaria de saber quais meus direitos? E valot estipulado ja q ainda nao nos separamos no papel....ele nao tem nada no nome dele a nao ser um contrato de aluguel
Responder | Reportar ao administrador
marcos
+4 # marcos 30-08-2014 09:29
pagando pensão do salario,ao aposentar é preciso pagar do salario da aposentadoria tambem?
Responder | Reportar ao administrador
alex
+4 # alex 13-04-2014 00:46
tenho uma filha e ela e tem 4 anos ela e aposetada pois ela e especial e esto separado da mae dela terei que pagar pensão do mesmo jeito mesmo ela sendo aposetada
Responder | Reportar ao administrador
carlos edson
-1 # carlos edson 12-04-2014 19:28
tenho uma duvida queria saber tiver um relacionamento com uma mulher casada ai ela engravidou ai ela estar com cinco meses ai ela ja quer quer eu paquir pensao
Responder | Reportar ao administrador
Jessica
+14 # Jessica 12-04-2014 12:20
Boa tarde, meu esposo registrou um filho de uma antiga companheira, e agora apos anos de separação ela esta pedindo pensão alimenticia. Meu esposo pode pedir exame de DNA para comprovar que não é pai dessa criança e assim não ter que pagar a pensão a ela?
Att, Jéssica
Responder | Reportar ao administrador
marcio luis da silve
+9 # marcio luis da silve 11-04-2014 16:11
Meu filho tem 19anos esta ajuntado com uma mulher uniao estavel e esta para nascer um filho, e ja parou de estudar, ainda tenho que pagar pensao. Me responda por favor. Obrigado.
Responder | Reportar ao administrador
Flavio
+3 # Flavio 10-04-2014 16:20
eu gostaria de saber o seguinte, tive um caso fora do casamento, e a pessoa com que me relacionou engravidou e disse que o filho é meu, não fiz exame de DNA, depois de um ano mais ou menos ela me pediu uma ajuda, apartir dai deposito um salario minimo desde então, hoje ele tem 25 anos eu não tenho contato com ele porque eles se mudaram de minha cidade, hoje sou casado tenho filhos, gostaria de saber se ainda tenho que continuar ajudando, já que não é uma pensão pq não estipulado por nenhum juiz, o que devo fazer, pq apesar de ajudar esses anos todos não tenho certeza que o filho é mesmo meu. obrigado.
Responder | Reportar ao administrador
fernanda
0 # fernanda 09-04-2014 15:48
ola boa tarde tenho uma duvida o pai de meu filho trabalhava registrado agora esta desempregado e so me pagou 150 disse que era da das ferias dele no proçesso diz asim toda renda bruta menos o desconto da previdencia social oficial incidindo sobre 13 salario e ferias com terço constituçional desde que nao inferior a 1/3 do salario minimo quero saber se ele tem que me pagar a multa recisoria tempo de casa desde ja grata pela ateçao
Responder | Reportar ao administrador
B.P
+4 # B.P 08-04-2014 09:54
Ele pode pedi a guarda dos filhos já que a mãe não esta com os filhos e sim com os avos?
Responder | Reportar ao administrador
B.P
+6 # B.P 08-04-2014 09:52
Bom dia meu marido tem 2 filhos e paga pensão só que esta atrasada pois ele faz bico e o valor estipulado foi meio salario minimo só que ele não tendo condições deposita no valor de 200,00 as vezes deposita 600,00 ou ate 800,00 para compensar os meses em aberto a ex dele colocou ele novamente na justiça alegando que ele não estava pagando a pensão pois ele estava pagando pra mãe dela pois ela mora em são paulo e os filhos em alagoas ele esta depositando na conta da mãe dela que é onde as crianças estão só que agora foi decretada a prisão dele como proceder nesse caso? e temos mais um filho.
Responder | Reportar ao administrador
Luciana Baptista
+8 # Luciana Baptista 10-03-2014 16:06
Boa tarde,meu marido paga pensao a filha que tem,19anos,ele e obrigado a pagar a pensao e mais a faculdade,o outro filho ele paga a faculdade ele reprovou 2 anos e tem 24 anos meu marido e obrigado a pagar ja que sua ex mulher ja e casada com outro a mais de 10anos e o marido dela mora na casa que meu marido deixou.
Responder | Reportar ao administrador
sarah
-7 # sarah 10-03-2014 13:42
Eu gostaria de saber eu estou com meu esposo a quase 5 anos, e tenho uma filha de 1 ano 8 meses. eu mem separei a pouco tempo, mas queria saber , qais os meus direitos pois tenho 16 anos e nao sou casada no papel ,so moramos juntos. ele é dono de uma oficina e tem firma aberta no seu nome. quais sao os meus direitos???
Responder | Reportar ao administrador
barbara elem
-4 # barbara elem 10-03-2014 09:00
Bom dia ,gostaria de tirar uma duvida .
Meu esposo possui um filho de outro casamento,só que não e dele ele somente registrou.Nos ajudamos nas despesas de roupas e comida.Gostaria de saber se ele tem que pagar pensão

Obrigado!
Responder | Reportar ao administrador
christabel
-11 # christabel 06-03-2014 11:25
Depois de estar em relação com ele por nove anos , ele terminou comigo ,
eu fiz todo o possível para trazê-lo de volta, mas tudo foi em vão, eu queria que ele
volta tanto por causa do amor que tenho por ele, eu implorei a ele com
tudo , fiz promessas, mas ele recusou. Eu expliquei o meu problema para
alguém online e ela sugeriu que eu deveria entrar em contato sim um feitiço
caster que poderia me ajudar a lançar um feitiço para trazê-lo de volta, mas eu sou o tipo de
que nunca acreditou em feitiço , eu não tinha escolha a não ser tentar, eu enviei o
soletrar rodízio, e ele me disse que não havia problema que tudo será
bem antes de três dias, que o meu ex vai voltar para mim antes de três dias, ele
lançar o feitiço e, surpreendenteme nte, no segundo dia, era em torno de 16:00 . Meu ex
me chamou , eu estava tão surpreso, eu respondi ao chamado e tudo o que ele disse foi que
ele estava tão triste por tudo o que aconteceu , que ele queria que eu voltasse
para ele, que ele me ama muito. Eu estava tão feliz e foi até ele , que era
como nós começamos a viver juntos e felizes novamente. Desde então , tenho feito
prometer que qualquer um que eu sei que tenho um problema de relacionamento , eu estaria de
ajudar a essa pessoa , referindo-se -lhe para o único verdadeiro e poderoso
soletrar rodízio DR OJEFOR que me ajudou com o meu próprio problema e que é diferente do
todos os falsos lá fora . Qualquer um poderia precisar da ajuda da magia
rodízio , o seu e-mail é [ }
você pode enviar-lhe se você precisa de sua ajuda em seu relacionamento ou
qualquer coisa que ele lançar feitiços para diferentes

fins, como
(1) Se você quiser que o seu ex-costas.
(2) se você sempre tem pesadelos.
(3) Você quer ser promovido em seu escritório.
(4) Você quer que as mulheres / homens a correr atrás de você.
(5) Se você quer um filho.
(6) Você quer ser rico .
(7) Você quer amarrar o seu marido / esposa para ser
seu para sempre .
(8) Se precisar de ajuda financeira.
(9) cuidados Herbal
(10) Se você pode ser capaz de satisfazer a sua esposa
desejo sexual devido
para baixo erraction .
(11) se a sua menstruação se recusam a vir
o dia em que
supor ou mais fluxos.
(12) se o seu trabalho se recusar a pagar os seus , pessoas
devido você ? .
(13) resolver uma questão da terra e recuperá-lo.
(14) A sua família Denny -lo de sua
certo?
(15) Deixe que as pessoas obedecem minhas palavras e fazer o meu
qual.
(16) Você tem uma baixa contagem de esperma?
( 17) Processo resolver E.T.C
Responder | Reportar ao administrador
eduardo
-4 # eduardo 11-04-2014 10:39
6 quero ficar rico
Responder | Reportar ao administrador
viviane
+5 # viviane 02-03-2014 00:45
to separano e tenho uma filha de 5 anos meu marido é registrado e esta para sair a aposentadoria dele tenho direito da pensão no salario e na aposentadoria/
Responder | Reportar ao administrador
SUANE PAIVA
+4 # SUANE PAIVA 14-02-2014 19:52
OLA MEU MARIDO NÃO TA TRABALHANDO , MAS QUANDO TRABALHA RECEBER UM SALARIO MINIMO E AINDA TEM QUE ME AJUDA ,NAS DESPESA DE CASA QUANDO ELE TERIA QUE DA DE PENSÃO PARA O FILHO QUE ELE TEM POIS , ELE TEM UM FILHO DE 4 ANOS ,MAS TEM QUE ME AJUDA NAS DESPESA ME EXCLAREÇA POR FAVOR
Responder | Reportar ao administrador
ana paula
+5 # ana paula 14-02-2014 19:43
meu marido não trabalha , ainda e paga pensão quando arruma um pico ,mas quando ele trabalha de carteira assinada e ganha um salario minimo e tem um filho ,quando dever paga para ele ,pois tem que me ajuda com as despesa dentro de casa me ajude a tira essa duvida
Responder | Reportar ao administrador
jean sales da silva
+8 # jean sales da silva 13-02-2014 21:11
pago uma pensao eo meu filho ta sem estudar a 2 anos e vai completa 18 anos em abril. sou casado e tenho 2 filhos um de 4 e o outro de 7 gostaria de saber o que eu faço quando ele completa a maioridade.
Responder | Reportar ao administrador
Aline
+3 # Aline 13-02-2014 20:30
Meu noivo tem uma filha de 5 anos e conforme acordo estabelecido e firmado com juiz, foi estipulado que ele pgaria 25% de pensão. A Mãe da Criança também trabalha, exerce cargo de confiança e ganha razoalvelmente bem, esta semana fomos surpreendidos com a ligação de uma advogada onde a mesma pede revisão de pensão e questiona o pgto dos 25% sobre férias e participação nos lucros da empresa. Essa informação procede? Podemos pedir a revisão levando em consideração que a outra parte tom trabalha e possui os mesmos benefícios?
Responder | Reportar ao administrador
ana paula
-2 # ana paula 11-02-2014 21:16
Boa noite estou indignada com pq aconteceu com meu marido hj estamos juntos a três anos e nesses três anos ele sempre quis dar uma pensão para seu filho mas a mãe nunca quis pois queria resolver na justiça ate ai td bem pq gostaria de saber é se um juiz pode decretar 30%do que ele ganha incluindo suas horas extras sendo que ele contitui uma nova família e nao deu a mínima pra saber da defesa dele e bateu o martelo falando que poderia sair dali mesmo preso minha indignação é muita poxa injustiça de mais e ainda nao pode ver a criança...será que devemos recorrer? obrigada
Responder | Reportar ao administrador
Alessandra
-3 # Alessandra 10-02-2014 16:35
Olá, tenho uma dúvida a respeito de pensão com desconto em folha de pagamento. Tenho uma entidiada com 14 anos e a mae dela esta pedindo agora que a pensão seja descontada em folha,a duvida é a seguinte: o juiz manda pagar direto ou ele chama meu marido p/ conversar? Estou bastante preocupada, pois temos dois filhos, uma menina com 4 anos e um menino com 10 meses e já temos bastante dívidas. O meu marido sempre pagou a pensão,mais plano de saúde, passagem escolar,uniform e e ate mesmo material escolar, só que ela trabalha e não ganha nada pouco. Desde já agradeço a atenção, obrigado.
Responder | Reportar ao administrador
maria de lourdes
+6 # maria de lourdes 10-02-2014 16:34
boa tarde eu quero esclarece uma duvida eutenho 41 e meu ex 43 e nóz estávamos numa união estável a 22 anos e ele me pediu a separação e eu gostaria de saber se eu tenho direito a pensão alimentícia ele é bem empregado é encarregado geral de produção e ganha 6 salários mínimos por mês e eu nesses 22 ano ele nunca me deixou trabalhar dizia q lugar de mulher é em casa e eu me acostumei com essa situação e hoje eu sou obesa e hipetensa cardíaca
Responder | Reportar ao administrador
ana felix
+8 # ana felix 16-01-2014 06:39
Meu marido tem 3 filhos do casamentos sao menores ainda quando eles se separam eles decidiram valor por boca entre os dois,ela pediu.400 rs so que ele trabalha de pedreiro não tem registo na carteira.so que agora ele caso novamente então o custo aumento quando ele estava solteiro tinha como.mas agora tem gastos maiores e ele deixou uma casa pra ela com os móveis só que a casa n tem escrituras liguei para o advogado que deu entrada na averbação do divórcio ele entrou em contaria com ela e ela aceitou até 350rs isso esta certo ele ganha 800 Palo Reinaldo Wyandotte ten guarantee Reinaldo ow eke e predeiro
Responder | Reportar ao administrador
roseli
+5 # roseli 16-01-2014 01:36
Boa noite meu filho teve um relacionamento bem dificil de ambas as partes e mesmo assim tiveram uma filha hje com quatro anos sempre pagou pensao sem ter que ir em juiso porem a mae alega e ameassa que no inicio nao dava nada entao a dois anos e meio ele deposita na conta da mae dela pois a mesma insiste em nao dar um numero de conta para ele depositar isso e correto? Ja cansamos de pedir para fazer uma poupança e ele deposita nesta conta mas se recusa dizendo que estamos com ma intençao tambem nao permite que a menina durma em minha casa dificulta o maximo a nossa visitaçao pois so podemos ve la qndo e o nosso domingo 15/15 dias gostaria de uma orientaçao desde ja agradeco
Responder | Reportar ao administrador
Jaqueline santos da
-5 # Jaqueline santos da 15-01-2014 16:54
Anne eu quero nao precisar ligar para pedir, e quero q caia em uma conta o que e certo para meu filho
Responder | Reportar ao administrador
Jaqueline santos da
-2 # Jaqueline santos da 15-01-2014 16:52
Boa tarde Anne, gostaria de uma informacao!
eu nunca pertubei o pai do meu filho p dar pensao,sempre aceitei o que ele podesse dar, mais agora casei e tenho outra familia. Aceitei um acordo em ele me dar 150 dia 10 e dia 20 de todo mes ,nao foi pela justica. O ruin e que eu nao posso pedir mais nada pq ele diz que gasta muito com meu filho. Quero sab se posso ir pela justica? E sempre acaba em briga. O que posso fazer para nao ter que fik ligando para pedir as coisas dele?
Responder | Reportar ao administrador
cristiane
+1 # cristiane 14-01-2014 19:14
Estou com uma pessoa a 3 anos,e casei tem três meses, só que ele ainda mora com a ex mulher pois estávamos procurando p/ casa pra morar. Ele está separado dela á mais de 10 anos porém mora na mesma casa.Ele falou pra ela que iria sair de casa e ela virou uma fera e falou que erá entrar na justiça pra dar pensão pra ela por ela não ser aposentada e não e não ter uma renda fixa, e outra ela tem pressão alta. Ele não trabalha, vive da aposentadoria, agora estamos casados e estou gestante 7 meses. quero saber se ele é obrigado dar os 30% de pensão pra ela, já que ele vai ter que pagar aluguel e vai nascer o nosso bebê.Ele vai deixar a casa e um carro pra ela. Ele recebe 2.600 e ele falou que iria dar 500 reais e ela quer 750. Ela quer os 30% do que ele recebe.Quero saber mesmo ele constituindo uma nova família ele pode dar os 500 ou ele será obrigado a dar 30%? Por favor me responda.
Responder | Reportar ao administrador
Bruno SIlva
+5 # Bruno SIlva 30-12-2013 10:57
Bom dia! me relacionei com uma pessoa por aproximadamente 2 meses, nos viamos apenas nos fins de semana, tivemos durante esses quase 2 meses duas relações sem preservativo, mas ela dizia que não queria ter filho e que estava se resguardando para que isso não ocorresse, mas pouco tempo depois que terminamos, ela me ligou dizendo que estava grávida e que era meu, disse a ela que achava possível pois descuidamos por duas vezes, mas também achava estranho pelo fato que ela dizia que estava se cuidando. A questão é, tenho alguma obrigação antes que seja feito o exame de DNA? E quanto, em termos percentuais, o juiz pode descontar da minha remuneração, já que ganho atualmente, R$ 1645,00, porém assumo toda despesa em minha casa, moramos de aluguel, já que minha mãe tem 64 anos, não é aposentada e não tem fonte de renda alguma ainda, além de ter alguns problemas de saúde:Tireóide, pressão alta e taxa de colesterol alta, ou seja, assumo as compras de seus medicamentos? Ela já tem um filho de outro relacionamento, ela me disse o pai do seu 1º filho não pagava pensão, mas que o pai dela ajudava, não sei se vai continuar ajudando ainda. Faz faculdade particular, curso de inglês, mora com a mãe e estágia pela manhã e segundo ela, vai estagiar durante a tarde também para aumentar a renda.
Responder | Reportar ao administrador
Iracema Garcia
+1 # Iracema Garcia 29-12-2013 16:41
Alem da pensao eu pago o aparelho dentario dela posso descontar da pensao, que estou desempregada.
Responder | Reportar ao administrador
Iracema Garcia
+7 # Iracema Garcia 29-12-2013 16:31
Boa tarde,eu pago a pensao da minha filha ja que ela fica com meu es marido pago 30% do que ganho vem descontado na folha de pagamento,ela vai fazer 16 anos fazem 12 anos que pago pensao,hoje me casei tenho um bebe de 3 meses e vou precisar sair da empresa que trabalho para cuidar dela,quero saber o que devo fazer , se vou atras de um advogado ou espero que ele corra atras.obrigada.
Responder | Reportar ao administrador
JC
+1 # JC 23-12-2013 03:08
Olá,

Tenho pago PJ por mais de 10 anos, 30% do meu salario + Ferias, 13º, material escolar etc.., O valor da PJ nao é pequeno mas tenho notado que a ex tem utilizado deste fundo para se acomodar, nao corre atras de trabalho, e quando entra em algo nao permanece muito tempo. Não tem utilizado o pagamento em todo este tempo para uso com minha filha que agora está com 15 anos, estuda em escola pública, nao tem nenhum investimento sendo feito com minha filha. Gostaria de saber até que ponto temos algum direito de exigir alguma coisa judicialmente sendo que a ex recebe o valor total em conta.
Responder | Reportar ao administrador
TALITA CARLA CASTRO
-7 # TALITA CARLA CASTRO 09-12-2013 15:29
oi estou com meu atual marido a dois anos quando o conheci ele ja nao estava pagando pensão do filho dele pois a familia do filho dele nem queria que ele vesse o filho , pelos meus calculos tem mais de 3 anos que ele não paga pensão , agora a familia do menino exige que ele pague 30 por cento do salario dele , eles não exigiram os atrasados porem não temos condição de pagar este valor , pois eu estou afastada pelo inss pois a um ano quando estava gravida de cinco meses perdi nosso filho e entrei em depressão e estou em tratamento alem disso estou com outros problemas de saude , pagamos aluguel e meu marido ganha apenas R$ 1 080, 00 , fora outros gastos, estamos desesperados pois se eles for na justiça meu marido vai preso pois nao temos condição de pagar tao valor , o que podemos fazer ? A mãe do menino tem problema mental quem cria o menino são os avos e tudo e tratado pelos avos e pela tia do menino pois a mae do menino tem 32 anos porem mentalidade de uma menina de 15 anos, sera que meu esposo pode pedir a guarda do menino? Pois a mae ta nesta situação , a avo do menino sofre de sindrome do panico e o avo bebe muito , a tia do menino trabalha em dois empregos, queria saber o ue podemos fazer ?
Responder | Reportar ao administrador
Bianca
0 # Bianca 05-12-2013 18:05
Boa noite.
Meu ex-parceiro em união estável saiu de casa há 8 meses e desde que saiu ele continuou pagando o financiamento da casa e algumas despesas, como luz e gás.
Hoje ele está querendo rever seus direitos em relação a casa, sua parte, já que compramos a casa juntos, porém temos uma filha de 3 anos.
Gostaria de saber quais os meus direitos em relação a casa e sobre pensão alimentícia, uma vez que ele nunca pagou, porém continua pagando essas outras despesas que sitei acima.

Ainda não consegui um advogado para defender minha casa e preciso de um norte.
Desde já agradeço.
Bianca
Responder | Reportar ao administrador
bruna
+3 # bruna 28-12-2013 14:06
olá meu casamento durou dois meses e meu ex marido me abandonou nesse meio tempo engravidei e ele casou novamente, sua esposa não quer que ele pague a pensão tanto que ate agora não registrou o menino. ele nao tem carteira assinada mas é sócio do sogro de uma padaria. quanto seria o valor para ele pagar depois do exame de DNA?
Responder | Reportar ao administrador
moura
+1 # moura 05-12-2013 09:08
Quando minha filha completou 1 ano coloquei o pai dela na justiça para receber pensao. Na epoca ele estava desempregado, foi estipulado 23, 5%, que deu 120 reais por mês. Caso ele arrumasse um emprego subiria para 25%. E teria que ajudar com 50% de remedios, convenio e escola. Mas nunca subiu e nunca ajudou.Ele teve outro filho, hoje com 2 anos. E recentemente esta com outra mulher. Ele ganha 800reais. Ele alega que agora paga aluguel e tem outros gastos. NAO ACHO JUSTO QUE ELE PAGUE 120 REAIS PARA UMA , meniNA DE 7 ANOS. E ele diz que se eu entrar na justiça vai diminuir mais ainda.. que vao ser esses 25% para os dois filhos. Assim ta facil ser pai.. menos de 300 reais para 2 filhos?
E agora se ele engravidar mais essa mulher? Vai diminuir mais a pansao da minha filha?por favor me ajudem!
Responder | Reportar ao administrador
ale
+11 # ale 04-12-2013 11:30
Até quantos meses pode se dever pensão alimentícia sem ir preso?
Responder | Reportar ao administrador
HUGO LEONARDO FELIPE
+6 # HUGO LEONARDO FELIPE 16-01-2014 13:06
Boa tarde,
Minha filha completou 18 anos no dia 06/08/2013 e agora em 2014 ela passou em uma faculdade particular,nao trabalha na faz esforço nenhum para me ajudar e quer que eu continue a pagar a pencão.Tenho um enteado com 14 anos ele precisa muito mais da minha ajuda do que minha filha,o que devo fazer?
HA o mais importante ganho 1300 reais por mes.
Obrigado
Responder | Reportar ao administrador
Alessandra
0 # Alessandra 03-12-2013 12:50
Sou divorciada a 6 anos e tenho 2 filhos com meu ex-marido, 8 e 5 anos, no meu divórcio, ficou acertado que o pai iria pagar a título de pensão alimentícia, 30% dos vencimentos e em Março/2013, o mesmo foi desligado da empresa e não mais contribuiu, nem com a rescisão, nem FGTS, nem com o seguro desemprego, alega que esta desempregado e não pode pagar. Me pediu paciência.
Para piorar ainda mais a situação, em Julho/2013, ele tentou o suicídio e agora alega também que não pode procurar emprego, pois o médico diz que ele está com depressão e não pode trabalhar por causa da medicação... ficou internado numa clinica por 1 mês e agora faz 15 dias que se internou novamente. Minha ex-sogra, me pediu mais paciência, mas, os boletos chegam e já estou enrolada com tantas contas para pagar... Quais são os direitos dos meus filhos? Que providências devo tomar? Grata, Alessandra.
Responder | Reportar ao administrador
Anne
+2 # Anne 07-12-2013 21:58
Bom nesse caso a justiça saberá decidir, mais os avós tento condições eles tem por uma certa obrigação a arcar dependendo quanto eles ganhem mais sim uma ajuda.
Se o pi não tem coo pagar os vos que assumem as responsabilidad es.
Responder | Reportar ao administrador
justiça
+9 # justiça 29-12-2013 17:34
Tomar vergonha na sua cara e trabalhar
Responder | Reportar ao administrador
Livia Pereira Caixet
+9 # Livia Pereira Caixet 02-12-2013 21:19
Queria q você me ajuda-se eu tenho um filho de 4 anos e o pai dele quando nos no separamos ele resolveu paga 200 reais de pensão, mas eu acho injusto porque ele ganha 1800 por mês só porque ele não tem carteira assinada ele recebe por semana 450, quanto ele deveria pagar na verdade pro filho dele? e o que eu devo fazer?
Responder | Reportar ao administrador
Anne
+2 # Anne 07-12-2013 22:01
Se ele não tem como comprovar em carteira fica difícil, ai é a sua palavra contra a dele. Mais se vc tiver como provar em alguma documentação, alguma prova, pois a justiça trabalha com provas concretas ai o juiz vai determinar o valor n base do salario liquido dele entre 10 a 20% do valor que ele ganha
Responder | Reportar ao administrador
sandra regina
+1 # sandra regina 01-12-2013 17:14
eu tenho dois filhos e coloquei o pai na justiça mas agora ele foi mandado em bora e a resisão dele foi colocada em poquinho ele recebia 1800 r tinha que da 30% do seu salario estava indo tudo bem ate agora ele colou 100 reais depois 600 e depois 1000 mais não sei quanto ele tinha que da agora fiquei sabendo que ele ja esta trabalhando de novo mas esta falando que sem carteira assinada e dice que so vai da 60%de um salario minimo mas sei que esta trabalhando de carteira assinada como eu faço agora me ajude
Responder | Reportar ao administrador
tatiana
+5 # tatiana 01-12-2013 11:56
ola tenho dois filhos de 4 e 2 anos estou me separando moramos com meu sogro na casa dele,terei q sair daqui, nao posso trabalhar fora por enquanto pq meus dois filhos estao em tratamento o menor tem crises epleticas e a maior hipotireoidismo , o salario dele é de 1400 quanto seria o valor da pensao e o q posso conseguir de ajuda extra ja q ele nao vai pagar aluguel e eu sim e eu nao posso trabalhar por enquanto por causa da saude das crianças?
Responder | Reportar ao administrador
cilenej
+1 # cilenej 29-11-2013 12:07
minha filha recebe a pensão alimentícia pela
previdência social, o pai dela é aposentado a mesma vai completar dezoito anos e gostaria de saber se poderá contar com essa ajuda para a faculdade?
Responder | Reportar ao administrador
Anne
+2 # Anne 29-11-2013 12:53
sim caso ela esteja ainda estudando pode sim,
Responder | Reportar ao administrador
Fernando
+5 # Fernando 29-11-2013 08:37
Bom dia!
Tenho 2 filhos de um relacionamento anterior, e hoje tenho mais dois do atual, que moram comigo, porém, paguei 200 reais de pensão para os dois para uma por 2 anos, e atualmente pago 326, sendo que meu teto salarial de início era de R$620,00 há dois anos atrás, há um mês,
chegou a R$1.065,00, não é acordado por juiz, porém ela me inferniza por telefone, quer ligar para o meu trabalho enfim...
Quando ela precisa, se faz no direito de me cobrar, e eu na minha obrigação ajudo como posso, mesmo não podendo, já cheguei a ficar com contas atrasadas, só pra não ter "stress", quando volto de férias, não tenho muito a receber, só os trabalhados, mas ela quer o valor total.
Afinal, acho que paguei além do que devia, pois me aperta e muito, é possível que seja revisto esse valor, já que no mês que vem, 12/13, será fixado um valor pelo juiz?
Responder | Reportar ao administrador
Anne
+3 # Anne 29-11-2013 10:01
Na realidade o juiz estipula o valor para os dois na base de seu salario. Não me recordo bem se é 10 ou 20% por cada filho. Podendo também entrar em acordo que você tem outras despesas e acordar no valor fixo sem pesar no seu orçamento. Por exemplo: Que entre no acordo de dar 500 reais para os dois, ou você pede a lista do mercado faz onde for mais barato, se tiver estudando e for particular divide com a mãe caso ela esteja esteja trabalhando porque o filho não é só seu, e o resto que sobrar passa pra ela com documentação de recibo e as notas do mercado que você pode fazer guarda com você tudo para que depois ela não alegue que você não dar nada. Isso é uma prova que você vai ter que ajuda seus filhos, e outras despesas extras com os filhos precisa também ser guardadas. LEMBRANDO FERNANDO PARA O JUIZ DETERMINAR UM VALOR FIXO VOCÊ PODE FALAR QUE RECEBE UM SALARIO MINIMO E PROVAR, POIS O JUIZ GOSTA DE DOCUMENTAÇÕES, PROVAS DOCUMENTADAS, DE BOCA NÃO RESOLVE. COMO FUNCIONA:
1 SALARIO MINIMO ELE VAI ESTIPULAR 10 OU 20% PARA CADA FILHO.
UM BASE PRA VOCÊ.
620.00- 10%=62.00 E SE FOR 20%=124.00 ESSES VALORES É EM BASE DE 620.00 COMO VAI AUMENTAR PARA 1,065.00 PODE FICAR ASSIM: 1,065.00-10% = 106.50 CASO FOR 10% DESCONTADO NO SALARIO PRA CADA FILHO CERTO QUE NO TAL DAR 213.00 OS DOIS. MAIS VÁ QUE ELA NÃO ACEITE E QUEIRA A MÁXIMA QUE É 20% 1,065.00-20= 213.00 PRA CADA FILHO VAI FICAR UM TOTAL DE 426.00 ENTÃO O QUE VAI FAZER O JUIZ DETERMINAR AS PORCENTAGENS IGUAIS É O SEU SALARIO. SE SEU CONTRA-CHEQUE ESTIVER NO VALOR LIQUIDO DE 2.000 VAI SER DESCONTADO TODO MÊS 800.00 ISSO DEPENDE DE SALARIO LIQUIDO NÃO É O BRUTO. MAIS ACONSELHO QUE PROCURE UMA VARA CÍVEL E FAÇA O ACORDO. EU TAMBÉM SOU MÃE TENHO 2 FILHOS UM O PAI SUSTENTA, DAR DE TUDO CONVIVE, EDUCA, É MEU ESPOSO O DE MINHA FILHA ELA TEM 16 ANOS E NUNCA DEU NADA. HOJE É A UNICA COISA QUE DAR PRISÃO NO BRASIL, PENSÃO ALIMENTÍCIA. ENTÃO AJUDE SEUS FILHOS E SE ELA TRABALHA E VOCÊ TEM COMO PROVAR QUE ELA TRABALHA MELHOR AINDA AINDA PORQUE AI AS DESPESAS SÃO DIVIDAS. ESPERO TER AJUDADO. MAIS PROCURE UM ADVOGADO (A) SE NÃO PODER PAGAR ADVOGADO(A) VOCÊ VAI AO MINISTÉRIO PUBLICO LÁ VOCÊ PODE TER DE GRAÇA.E FAÇA ACORDO NA JUSTIÇA. JÁ QUE AMIGAVELMENTE PELO VISTA ESTAR SENDO CONSTRANGEDOR
Responder | Reportar ao administrador
Anne
+2 # Anne 29-11-2013 10:11
Primeiro você verifica o que estar acontecendo, porque atrasou 1 anos. Se ele tiver condições financeiras para pagar pode cobrar os atrasados. Se o juiz determina a pensão e o cara não paga a 1 ano o juiz faz ele pagar o atrasado todo mais os atuais. Se ele tiver em debito com vc 05 anos de pensão 2 anos prescreve e os três anos atrasados ele paga e é assim por diante sempre são os últimos 03 anos caso de atraso mais de 04 anos. Mais verifique , converse porque estar em atraso Antes de tomar qualquer atitude ai depois você aciona a vara que foi dado a queixa e onde foi feito todo acordo com juiz.
Responder | Reportar ao administrador
Anne
+4 # Anne 29-11-2013 10:14
Procurar um advogado para ele fazer ação alimentícia para que o juiz venha estipular um valor fixo todo mês. Ai ele será obrigado a depositar no dia certo. Pois se não depositar no dia certo de cada mês e vc comunicar na vara que for feito o acordo que ele atrasou e não deu nenhum satisfação é ex´pedido um mandado de prisão e só sai depois que paga.
Responder | Reportar ao administrador
Anne
+2 # Anne 29-11-2013 10:15
Sim, vc tendo como provar sim. Pois o filho não é só seu. As responsabilidad es são dos dois.
Responder | Reportar ao administrador
Anne
+2 # Anne 29-11-2013 10:20
Direitos iguais, primeiramente ele registrou? Segundo as tês filhas dele são acima de 18 anos? Se o menino é caçula o menor de todas ele tem direito a uma pensão. Mais para saber o valor da pensão tem que saber o valor que ele ganha liquido para o juiz estipular o valor a pagar é entre 10 á 20% de cada filho que o juiz estipula. Mais ai nesse caso vc tem que entrar na justiça e se não foi registrado pedindo reconhecimento da paternidade e a pensão alimenticia
Responder | Reportar ao administrador
Anne
-1 # Anne 29-11-2013 10:21
Homem até 18 anos mulher até 21 e informo se não estiver estudando. Caso esteja estudando, fazendo curso ou faculdade tem direito até se formar mesmo que ele esteja com 21,22,24.25 anos e estuda ele tem direito. Mais filho é pra vida toda,
Responder | Reportar ao administrador
tony
+2 # tony 26-11-2013 21:02
PAGO PENSÃO PRA MINHA FILHA SOBRE BENS ISTO ESTA CERTO?
Responder | Reportar ao administrador
tony
+8 # tony 26-11-2013 20:59
por gentileza pago 770.00. reais de pensão e não sei no que a mãe da minha filha gasta , por que minha filha ta sempre me pedindo pra comprar as coisas o que devo fazer pra saber aonde esse dinheiro é gasto.
Responder | Reportar ao administrador
Anne
-2 # Anne 28-11-2013 12:45
Exija dela todos os comprovantes que ela gasta com a menina. OU se preferir você compra e entrega e o resto do valor que sobrar ou você abre uma poupança para a menina ou entrega a mãe pois ela também deve precisa para uma emergência que a sua filha venha precisa. Mais para evitar que peça mais do que você possa dar peça uma lista de tudo que ela precisa de mercado, etc.... e mande entregar ou você mesmo pode entregar o resto do dinheiro você coloca na poupança ou entrega para mãe para uma emergência e todo mês cobre os recibos. Tudo bem que ela venha usar com ela também até porque ela teve uma filha(O) COM VC SE VC DAR A SUA FILHA É USO PRIMEIRAMENTE DA SUA FILHA O QUE SOBRAR ELA PODE GASTAR EM OUTRAS COISAS DESDE QUE NÃO FALTE NADA A CRIANÇA. exija OS RECIBOS
Responder | Reportar ao administrador
Edimar Almeida.
+2 # Edimar Almeida. 26-11-2013 20:11
Boa noite, pago 300,00 de pensão reajustado pela porcent. do sal. minimo por acordo judicial.Meu filho completa 18 anos 03/06/2014.Acho que devido às condições ele não fará faculdade,pelo menos por enquanto.Sempre sofri perseguição ja chegando a ser processado sem dever nenhum centavo. Me disseram que eu poderia reverter isso com processo por abuso. Não fiz porque nao vale a pena ser igual a essa pessoa. Acontece que por tantas perseguições pretendo pagar pontualmente ate os 18 anos. Eu tenho que entrar com algum processo no fórum de Marilia onde ela mora , ou posso simplesmente pagar até aos 18 anos e tá tudo certo ? Eu já cheguei a atravessar São Paulo inteiro na noite viajando de ônibus pra me defender de coisas que eu não devia.Tudo que quero é me livrar de compromisso judicial com data marcada, claro que meu filho amado sempre minha casa à sua disposição.Afin al não existe ex filho. obrigado pela atenção.
Responder | Reportar ao administrador
Anne
+2 # Anne 28-11-2013 12:54
Se seu filho não continuar estudando até se formar o prazo minimo para dar pensão alimentícia é até 18 caso esteja estudando até ele se forma. Mais lembrando filho é sempre filho ele nunca vai deixar de ser seu filho então é pra vida toda mesmo ele estando trabalhando ou não. Se ele precisar de ajuda cabe a você ajudar ou não. Mais como falei filho vai ser pra sempre. Não abandone, ajude, mostre as dificuldades. Dê a vara com as iscas para ele pescar e se virar só depender e precisar de você no extremo. Meu esposo o filho dele tem 25 anos e já terminou a faculdade e foi casado coma mãe dele a 27 mais ele ainda ajuda os dois dar 730.00 mensais. Fazer pelo seu filho mesmo ele estando acima de 18 é um dever se ele também não tiver como se sustentar você tem por obrigação de ajudar. Mais não esqueça filho é filho e é para sempre.
Responder | Reportar ao administrador
gilmara
+3 # gilmara 26-11-2013 18:23
Boa tarde
Meu marido esta separado há 8 anos e paga pensão corretamente descontado em folha de pagamento, porém o filho estuda em colégio público e passa as tardes sozinho pois a mãe esta trabalhando, ele esquenta comida e até faz as vezes, a pensão beira os tres mil hoje em dia, tem como ele exigir escola particular, cursos e que ela contrate alguem pra tomar conta do menor, a criança tem 12 anos feitos em setembro de 2013
Responder | Reportar ao administrador
Anne
+2 # Anne 28-11-2013 12:59
Se ele paga uma pensão que chega na beira de 3.000.00 mil reais, esse valor já dar o suficiente para pagar a escola é uma pensão considerada boa. Ele pode alegar que é descontado mais que um salario minimo do contra-cheque dele e que dar muito bem para todas as despesas. Dar para pagar uma pessoa para ficar no período da tarde. Mais não é nada demais procurar um advogado e se formar mais a respeito, já pensou em conversar com o pai do seu filho a respeito disso? Ver o que ele acha se pode aumentar um pouco mais se é descontado em folha o juiz quem autorizou esse pagamento de pensão
Responder | Reportar ao administrador
Maria Victoria
-11 # Maria Victoria 23-11-2013 08:00
Oie tenho 13 anos será possivel eu receber já a pensão em minha mão , afinal de contas eu já estou bem grandinha pra saber o que quero
Responder | Reportar ao administrador
drica
-5 # drica 22-11-2013 14:41
pensão alimenticia ja juducial esta atrasada, f icou 01 ano sem pagar voltou a pagar mas
atrazada novamente.como devo efetuar denuncia
estou terminando minha pos graduação e tenho 22 anos.poso cobrar os atrasados tambem
Responder | Reportar ao administrador
Ana
+2 # Ana 18-11-2013 16:57
Recebo pensão entercalado paga guando quer e guanto quer,já tem 2 meses não consequitivo ele não depositou, no mes de maio e nem no mes de outubro mais depositou no mes de novenbro, não tem dia e nem valor certo o que fazer?
Responder | Reportar ao administrador
Ademir Alvares
+7 # Ademir Alvares 18-11-2013 13:47
Ola gostaria de tenho uma filha de 1 ano epago 30 % do meu salario como pensao...gostar ia de saber sefora isso tem mais alguma coisa qu tenho q pagar...ferias e decimo terceiro ela tbm tem direito em metade?
Responder | Reportar ao administrador
Jackelyne Fernandes
+1 # Jackelyne Fernandes 18-11-2013 13:20
Ola meus pais são separados há aproximadamente 17 anos, eu tenho 18 e estou fazendo faculdade. Meu pai pagou pensão pra mim somente uns 8 meses e nunca mais pagou, a minha advogada disse que iria pra penhora de bens mais ele não tem nada no nome dele, depois ela disse que iria caçar o fgts dele mais nunca mais entrou em contato. Gostaria de saber se ainda tenho direito a pensão e qual seria a melhor maneira de agir.
desde já muito obrigada.
Responder | Reportar ao administrador
Anne
+1 # Anne 28-11-2013 13:02
Se vc faz faculdade estuda ele tem obrigação de te ajudar, procurar um advogado e entrar na justiça com pensão alimentícia levar o seu comprovante que estuda e juiz vai concretizar o valor que ele vai ter que pagar de pensão.
Responder | Reportar ao administrador
ANDRÉ MOTA
+2 # ANDRÉ MOTA 18-11-2013 10:37
TENHO DOIS FILHOS, E O JUIZ OUTORGOU O PAGAMENTO DE 30% DE PENSÃO, MAS EU PAGO ESCOLA, PLANO DE SAÚDE PARA ELES, E A MÃE TRABALHA E NÃO PARTICIPA EM NADA, ISTO PODE SER REVISTO NO CÁLCULO DA PENSÃO?
Responder | Reportar ao administrador
Eduardo
+1 # Eduardo 18-11-2013 13:38
Vjea, tem que pedir revisão e mandar seu advogado fazer a conta na proporção. Questões como aluguel, compras e despesas, é tudo dividido meio a meio
Responder | Reportar ao administrador
Eduardo
+1 # Eduardo 18-11-2013 00:01
Olá Mari,

Você tem direito sim, eu me separei da minha ex a alguns anos, e lógico que ela precisa trabalhar também, mas o custo do filho é dividido entre os pais. Recomendo que tente conversar com ele, envie uma carta registrada explicando a situação, ah, ele registrou a criança? Caso não, primeiro vai ter que seguir o trâmite do DNA, mas se já registrou é ssó conversar. Se ele não topar na conversa, aí procure uma advogada mulher e pronto, mas você tem direito, não fez sozinha e ele tem que arcar com 50% das despesas do filho. Seu aluguel é 250,00 você mora sozinha, então 125 é do filho e 125 é seu, seu marido vai ter que pagar metade dos 125, ou seja, 62,50 do aluguel e por aí vai. Todas as depesas é metade sua e metade dele.
Boa sorte.
Responder | Reportar ao administrador
mari
+2 # mari 17-11-2013 21:53
boa noite, eu tenho um filho de 7 meses, o pai nao me ajuda em nada, ele tem mais tres filhas que moram com ele do primeiro casamento, so que ele tem emprego fixo, casa propria carro, e eu morro com meu bebe pago aluguel, trabalho fora tenho que pagar alguem pra ficar com ele nos sabados, tenho que me sustentar sustentar meu bebe e minha casa e o motivo que nao estamos juntos foi porque me bateu quando estava gravida de 3 meses ai fui obrigada a sair da casa dele ele neo ve o filho e nem ajuda gostaria de saber qual e o direito do meu filho, mesmo ele tendo 3 filhas, por favor me ajudem
Responder | Reportar ao administrador
denise pereira estev
+1 # denise pereira estev 17-11-2013 18:17
Boa tarde! eu tenho uma filha que hoje ja tem 4 anos, me separei ela tinha 1 ano e 8 meses tive ela em Portugal depois da separaçao vim embora para o Brasil e ele fico ja tem quase 3 anos que aqui estou e ele nunca deu a minha filha nem um centavos e nem nunca deu um telefonema hoje ja cansada de tanto ter que lutar por ela ja nao tem como cuidar sozinha e sei que ele tem condiçao para ajudar. sera que tem como eu conseguir pensao com ele em outro pais?
Responder | Reportar ao administrador
Odair
+4 # Odair 17-11-2013 10:42
Bom dia, qual a idade maxima, que um filho tem direito de receber pensão alimenticia?
Responder | Reportar ao administrador
Silvia
+4 # Silvia 28-10-2013 17:34
Tive uma união estável por 5 anos, o pai do meu filho tem 5 filhos de um primeiro casamento, sendo que a ex mulher é quem tem que pagar a pensão a ele, hoje 2 são maiores de idade, ele é autônomo, trabalha por conta. Próximo dia 07/11 teremos a audiência, sobre a pensão alimentícia, gostaria de saber como o juiz irá definir o valor, uma vez que ele tem filhos menores de idade de um outro casamento, porém ele tem a guarda e a mãe é quem paga a pensão a ele. Meu filho com ele tem 3 anos. Obrigada.
Responder | Reportar ao administrador
ediane cursino
+3 # ediane cursino 13-10-2013 19:03
Olá gostaria de saber se quando a mae da a criança pra outra pessoa cuidar o pai tem que continuar a pagar pensão ? Sendo que os dois tiveram uma outra filha e ta na guarda dele e ela nunca ajudou com os alimentos.obrig ada.
Responder | Reportar ao administrador
carlosrj
+6 # carlosrj 02-10-2013 15:20
Boa tarde.
Tenho 1 filho e eu pago pensão judicial feita em acordo sobre o meu salário que é descontado em folha, mas agora irei passar pra sócio-cotista e não terei mais registro em carteira, apenas um valor de 1 salario com pró-labore, com farei com o pagamento da pensão?
Responder | Reportar ao administrador
Pereira Silva
+1 # Pereira Silva 29-08-2013 10:43
Citando katia:
boa tarde gostaria de saber meu marido arumou um filho fora do casamento entao paga pensao pra menina mas a 3 mes a menina se amigou e foi embora gostaria de saber se ele ainda tem que fica pagando me informe por favor ela so tem 12anos o que faco obrigado

Precisa pagar sim, até pq a Filha é dele e dela, e não é pq ela está refazendo a vida com outra pessoa que não precisa de ajuda para os gastos com a criança.
Responder | Reportar ao administrador
Pereira Silva
+5 # Pereira Silva 29-08-2013 10:41
Citando DALMO:
tenho 2 filhos, um com 24 anos e outra com 20, até quando tenho que pagar pensão,ja que os dois ja estão casados ou ja constituiram familia.

Olá, bom dia!! Se seus filhos já são casados vc não tem mais obrigação de pagar pensão. Principalmente se eles já tiverem trabalhando ou se o marido trabalhar.
Responder | Reportar ao administrador
Pereira Silva
+7 # Pereira Silva 29-08-2013 10:36
Em Abril me divorciei e minha ex mulher ficou com nossos 2 filhos. Como estava desempregado, ficou acordado deu pagar 20% de 1 salário mínimo, bem como a casa e a conta de luz, pois a ex não trabalha. E no contrato da pensão ficou acordado também, que logo que eu iniciasse a trabalhar, teria que pagar 20% do meu salário, mas eu não fiz isso, pois estou com medo que ela volte a me perturbar no ambiente de trabalho até que eu perca o trabalho novamente. Mas só não pago os 20% do meu salário bruto, no caso em espécie, mas totalizando todos os pagamentos é o equivalente aos 20% dele. Tipo: o salário mínimo é R$ 678,00, mas eu pago R$ 210,00 de pensão + R$ 100,00 casa + R$ 50,00 de luz = R$ 360,00, onde na realidade eu sempre paguei a mais do que estava estipulado, pois reconheço que nossos filhos necessitam de muito mais, e como meu hoje o salario é R$ 2 mil, os 20% seria R$ 400,00, enfim, minha ex esposa descobriu que estou trabalhando e quer me colocar na justiça novamente. Não gostaria que ela soubesse onde estou trabalhando, pois ela sempre faz um inferno na empresa, mesmo já tendo colocado ela na justiça e ter feito vários BO’s. Contudo, hoje estou com medo de ser preso ou que aconteça alguma coisa por não ter pago a pensão como estipulado pelo juiz, isso procede? Posso ser preso? Vocês poderiam me ajudar? Obrigado!
Responder | Reportar ao administrador
virgilio
+5 # virgilio 22-08-2013 18:57
boa noite eu sou separado tenho uma filha de 8 anos e vivo de bico, vou fazer 60 anos nao co nsigo mais enprego, eu pago 400 reais de pençao, a ex mulher vive min presionando pra eu pagar um salario minomo, e eu pago aluguel nao tenho como pagar mais vivo nun sufoco o qui eu faço.
Responder | Reportar ao administrador
katia
+1 # katia 08-08-2013 18:22
boa tarde gostaria de saber meu marido arumou um filho fora do casamento entao paga pensao pra menina mas a 3 mes a menina se amigou e foi embora gostaria de saber se ele ainda tem que fica pagando me informe por favor ela so tem 12anos o que faco obrigado
Responder | Reportar ao administrador
Agatha
+5 # Agatha 07-08-2013 22:16
Meu marido teve um relacionamento antes de nos conhecer,onde na verdade eles "ficaram" 3 finais de semana...nessa ela engravidou e queria de imediato que ele a tirasse da casa da mãe dela para morar com ele,pois bem,ele aceitou assumir a responsabilidad e mas ela não teve paciência de esperar ele juntar o dinheiro para alugar uma casa e passou a dizer que só usou do sai fértil dela para engravidar pra sair da casa dos pais,mas que se ele não era homem para tirar naquele momento que ela não queria mais...quando nos conhecemos ela estava gravida de 6 meses,começamos a namorar mas ciente de que logo ele teria uma responsabilidad e grande com alguém...quando a menina nasceu ele foi ao hospital conhece-la e registrar no nome dele,só que a moça não deixou...passad os 7 anos,fomos conhecer a menina a umas 2 semanas atrás,ele entrou na justiça com o pedido de reconhecimento de paternidade,mas só dia 20 de agosto que o advogado da defensoria publica vai dar entrada mesmo...temos duas filhas hoje em dia,ao total ele tem 3,e eu queria saber se antes de sair o processo podemos ajudar a menina em alguma coisa ou se seria melhor esperar pela justiça.
Responder | Reportar ao administrador
Valter Dantas
+3 # Valter Dantas 07-08-2013 22:05
Boa noite, eu me separei a 7 anos e fiquei com a minha filha, na época ela tinha 5 anos e hoje tem 13, a mãe nunca deu pensão, agora faço questão e quero saber qual o meu direito, ou melhor, da minha filha. obrigado!
Responder | Reportar ao administrador
DALMO
+6 # DALMO 07-08-2013 22:04
tenho 2 filhos, um com 24 anos e outra com 20, até quando tenho que pagar pensão,ja que os dois ja estão casados ou ja constituiram familia.
Responder | Reportar ao administrador
Lazaro Ramos
+7 # Lazaro Ramos 05-08-2013 09:26
A INDUSTRIA DA BARRIGA TERÁ FIM...!
O QUE TEM DE MULHER ENGRAVIDANDO SÓ PRA RECEBER PENSÃO NÃO ESTA NO GIBI...!
NÃO DANDO CADEIA O PAI ENTRARÁ EM ACORDO COM A EX MULHER PARA PAGAR O QUE FOR DE USO DA CRIANÇA E NÃO DEPOSITAR UM DINHEIRO DESTINADO AO FILHO E A MULHER GASTANDO EM NOITADAS EM MANICURES E SALÕES DE BELEZA...!
ABAIXO A INDUSTRIA DA BARRIGA HOMEM NÃO FAZ FILHO SOZINHO...!
Responder | Reportar ao administrador
andre
+2 # andre 01-08-2013 20:50
boa noite tenho um filho quero saber, como fasso pra da pensao do meu filho eu apeas do 150.00 por mes quero sa quantos pucento devo paga meu salario pruto e mil e cem mais com desconto recebo seissentos reais...
Responder | Reportar ao administrador
monica .a silva
+2 # monica .a silva 31-07-2013 14:50
tenho uma filha não vivo cm o pai dela,ele d a o q pode pra ela estou gravida dele de novo ele ficou com raiva não quer mim ajudar cm elas não fica nem com a outra ele apenas pega uma vez passa o dia e pronto pra ele ta de bom tamanho quero pedir a pensão,mais tenho medo de perde a guarda dela pq ele fala q se eu entrar na justiça ele toma ela de mim e não e isso q eu quero eu quero apenas q ele de o essencial pra elas não e pelo dinheiro mais queria q ele convivesse mais com ,eu gosto de trabalhar mais depois q eu tive ela fikou difícil pq não tenho condições de pagar alguém pra ficar cm ela e ele não colabora quando arrumo serviço me critica o que vc me diz.
Responder | Reportar ao administrador
tiberio
+4 # tiberio 31-07-2013 13:49
boa tarde dr. tenho um filho do meu primeiro casamento sou divorciado e pago a pensão desde quando nos separamos, antes era verbalmente quando nos divorciamos passou a ser judicialmente e descontado em folha a juiza colocou a ser pago 10%; mais a minha ex-mulher quer que eu pague mais do que o valor determinado pela juiza o que fazer nesse caso!
Responder | Reportar ao administrador
Luciana Domingues
-1 # Luciana Domingues 30-07-2013 16:50
Boa tarde!
Gostaria de saber em quais casos a guarda pode ser compartilhada do filho, e a partir de qual idade? Se o juiz conceder a guarda ao pai ele precisa pagar a pensão quando o filho estiver com a mãe? Ou cada um se responsabiliza com as despesas quando a criança estiver com ele?
No Aguardo!
Responder | Reportar ao administrador
maria de jesus
+1 # maria de jesus 30-07-2013 14:36
faz sette anos que o pai do meu filho nao da pensao pra ele .nao da nada o que eu fao
Responder | Reportar ao administrador
maria de jesus
+4 # maria de jesus 30-07-2013 14:23
tenho um filho do meu ultimo relacionamento ele nao da nada e manda dizer se eu colocar ele na justiça ele some nao sei onde ele mora os familiares sabem e nao querem me contar o que eu faço
Responder | Reportar ao administrador
thais
-2 # thais 28-07-2013 02:56
boa noite tenho 1 filho e o pai dele paga 270,00 de escolinha e 140,00 e convenio .uns 150,00 entre leite e nescau e umas misturas de vez em quando.. ele ganha 4 mil e só tem 1 filho ...e eu vou começar a trabalhar agora para ganhar 1200,00 a gente briga muito porque eu calço visto... levo ao médico pois ele faz tratamento com endocrinologist a e cardiologista.. .compro mistura as coisas para ele tomar cafe pago a pirua escolar ajudo nas contas em casa agua luz gas porque eu moro com meus pais e ele tambem mora com a mãe que recebe pensão do marido falecido e aposentadoria os dois moram em casa propria ,,,,as brigas e que eu queria que ele me ajudasse mais financeiramente ...se eu entrar na justiça eu sairia ganhando mais ???
Responder | Reportar ao administrador
Bueno
-1 # Bueno 26-07-2013 18:02
Dr.
Então neste caso nunca foi tratado em juízo, foi sempre um acordo entre os dois, ele tem todos os comprovantes.
Ele tentou por varias vezes registrar em juizo, mas ela nunca aceitou, agora ela foi e abriu um processo, porém ele já havia aberto um para separação letigiosa e que automaticamente resolveria a pensão alimenticia.
mesmo sem ser em juizo ele pode ter que pagar estes retroativos, mesmo com comprovantes ?
Responder | Reportar ao administrador
leila
+2 # leila 25-07-2013 18:04
boa noite,
quero colocar meu pai na justiça, ele me paga no momento 100,00 (cem reais ) e quando quer. Agora mesmo ele não me pagou o mês e nem o mês passado só me deu 60,00 R$(SESSNTA REAIS),Tenho 16 anos de idade sei que devia ter tomado uma providencia antes, eu gostaria de saber se ainda há tempo de pedir pensão alimentícia? e como eu posso fazer?
Responder | Reportar ao administrador
Flávia Pires
0 # Flávia Pires 25-07-2013 12:42
Citando heliojandussi:
bom dia gostaria de saber como funcionam as leis para pensão atrasada pois já sou maior de idade
porém nunca recebi nenhum auxílio por parte de pai. Ganhei a causa na justiça mas nunca recebi nada por não saber o paradeiro do próprio
grato...

Bom dia Hélio,

No seu caso recomendo que procure um advogado e exponha o seu caso mais detalhadamente, pois existe o prazo prescricional da pensão alimentícia. Você terá que relatar especificamente o caso, como por exemplo, qual sua idade, quando que foi fixada a pensão pelo juiz, etc. Dependendo da sua idade, e de quando foi fixada a pensão, você pode ou não ter direito ao recebimento das pensões atrasadas tendo em vista a prescrição. Se tiver direito ao recebimento, provavelmente não será de todas as atrasadas.

Atenciosamente,

Priscila Veiga - Advogada
Responder | Reportar ao administrador
Flávia Pires
0 # Flávia Pires 25-07-2013 12:40
Citando Bueno:
Bom dia,
Dr.

Tenho algumas dúvvidas:
Meu namorado está em processo de divorcio + pensão alimenticia, porém a ex mulher abriu um processo solicitando retroativo de um ano, porém este um ano ele paga a escola particular do filho mais novo (ele tem dois), que equivale a mais de 30% do salário dele, e além disso ele depositava dinheiro na conta do ex sogro, uma vez que a conta da ex mulher estava no negativo, ainda paga o convenio dos filhos e da ex mulher.
Qual a chance dele se livrar deste retroativo que afinal ele nunca deixou de dar?

Ela tem 43 anos não trabalha e não quer trabalhar.

Bom dia Bueno,

O processo que você está se referindo para receber o retroativo trata-se de uma Ação de Execução. O seu namorado tem que procurar um advogado o mais breve possível para apresentar defesa neste processo, tendo em vista que existe um prazo para apresentação da defesa.
Na verdade, o seu namorado tem que pagar exatamente aquilo que foi fixado pelo juiz da causa à título de pensão alimentícia. Se o pagamento da escola particular e o dinheiro que ele deposita na conta do ex-sogro foi objeto de fixação em sentença, é só ele juntar os comprovantes de pagamento e depósito na defesa do processo, e desta forma ele estará comprovando que nada deve.
Porém, se o pagamento de escola particular e o depósito de dinheiro na conta do ex-sogro não foram objetos de fixação em sentença, ou seja, se ele estiver fazendo isso de livre e espontânea vontade, aí sim, ele terá que pagar todos os valores atrasados.

Atenciosamente,

Priscila Veiga - Advogada
Responder | Reportar ao administrador
Tati
0 # Tati 25-07-2013 11:24
Bom dia! Minha amiga esta com um problema sério no casamento. PRimeiro ela casou tem uns 7 meses e tem uma filhinha de 1 mês. Desde então, ela alugou um apartamento com ajuda do pai dela, e ela e pai dividem todas as despesas referentes a casa. Ele, o marido, sempre se queixa que não pode pagar nada dentro de casa. Sendo assim, ela estipulou que ele pagaria no mínimo o condomínio do apartamento que vivem. Porém, ele sempre atrasa e alega que nunca tem dinheiro. Ele é professor de ensino médio de um colégio particular. Contudo, ela vem alegando que ele ameaçou bater nela quando ainda estava grávida e fez ameças de "matar ela" recentemente. Mas, segundo ela, não chegou a bater, ficando só na ameça. Ela quer pedi a separação.. ela é casada na comunhão universal. E o único bem é o carro que ela adquiriu antes da constância do casamento. Ela também esta para receber um dinheiro da justiça, o qual ele não ta sabendo que o processo já transitou em julgado e só estar esperando o processo voltar do STF para emitir a ordem de depósito. As minhas alegações são as seguintes: 1- ela pode mandar o advogado dela peticionar pedindo que seja depositado o que vai receber do processo..em uma conta da mãe dela?; 2- ela pode mandar ele sair de casa com mão na frente e outra atras, já que ele não colabora com nada?; 3- ele tem direito a ficar com a guarda da menina?; 4- ela poderia passar o carro dela para o nome do irmão para que esse único bem fique resguardado?; 5- caso ela alegue que ele bateu nela ou faça ameaças é possível que ele fique longe dela e principalmente da filha dela?; 6- sendo comprovado que ele não tem condições financeiras, pode ele pedi pensão para ela.. já que ela é empresária?
Responder | Reportar ao administrador
Nilson Santos
0 # Nilson Santos 25-07-2013 05:54
Bom Dia,
Dr.
Tenho um filho de 18 anos, pago pensão desde 2005, o mesmo está aguardando apresentação no serviço Militar, continuo pagando a pensão, gostaria de saber se posso passar o valor diretamente para o meu filho.
Grato,
Nilson.
Responder | Reportar ao administrador
ANA
+1 # ANA 24-07-2013 19:22
Vc sabe onde ele pode conseguir um advogado em sp
Responder | Reportar ao administrador
Flávia Pires
0 # Flávia Pires 24-07-2013 15:49
Citando Marcio Rocha:
Tive um relacionamento com uma mulher onde tive 3 filhos, 1 é independente e os 2 menores ficam com a mãe de segunda a sexta e nos finais de semana e todas as ferias do primeiro ao ultimo dia ficam na casa da minha atual esposa. Foi estipulado pelo juiz o valor de 40% do salario minimo. A minha duvida é nas ferias de verão (2 meses) e nas de inverno que este ano foi 22 dias, devo pagar normalmente a pensão? Quais são os meus deveres e direitos em relação a pensão, pois o tempo em que meus filhos estão comigo nem se quer a mãe liga para saber notícias e se eles falam em ir em casa para visitá-la, ela responde vocês estão de férias fiquem aí. As vezes dou vestes e materiais escolares. Agradeço sua atenção!

Boa tarde Marcio,

Nas férias não é necessário pagar a pensão, já que os filhos menores passam as férias inteira com você, como é o caso das férias de verão. Quando as férias são mais curtas, como é o caso das férias de inverno (22 dias), o pagamento da pensão deverá ser proporcional. Porém, tudo isso deverá ser documentado, de preferência deverá ser homologado pelo juiz da causa que fixou o valor da pensão.

Atenciosamente,

Priscila Veiga - Advogada
Responder | Reportar ao administrador
Flávia Pires
0 # Flávia Pires 24-07-2013 15:47
Citando Pamela:
Bom dia Priscila, estou com uma duvida.
Meu marido tem 2 filhos com outra mulher atualmente ela e as filhas moram no maranhão, ele recebeu uma intimação do pedido de pensão alimentícia. Ele terá q se apresenta dia 13/08 o problema é que o pedido foi feito no maranhão e pelo que li no documento ele terá q se apresenta la oque seria impossível porque é longe. Gostaria de saber qual a possibilidade e como fazer para que ele se apresente no fórum aqui de campinas para estipular o valor da pensão.

Boa tarde, Pamela,

Infelizmente o seu marido terá que se deslocar até o Maranhão. Não tem outro jeito. Ele terá que comparecer sob as penas da revelia, ou seja, se ele não comparecer na data marcada, o juiz irá acatar o pedido da pensão alimentícia, e seu marido terá que pagar o que as filhas estão pedindo.

Atenciosamente,

Priscila Veiga - Advogada
Responder | Reportar ao administrador
Flávia Pires
0 # Flávia Pires 24-07-2013 15:45
Citando Rosangela:
Boa tarde...gostaria de tirar uma duvida, tenho uma filha com um rapaz, a aceitei o acordo dele pagar25% de tudo que ele receber em folha de pagamento pela justiça hoje ele é casado e tem duas filha, ele pode recorre e diminuir esse valor que paga?

Boa tarde Rosangela,

Sim. Se o acordo foi feito judicialmente e homologado pelo juiz, ele pode entrar com uma Ação Revisional de Alimentos e poderá diminuir o valor da pensão.
Porém, se o acordo foi feito verbalmente, somente entre as partes e sem qualquer intervenção do judiciário, à qualquer momento ele poderá parar de pagar a pensão, ou ainda, pagar um valor menor.
Caso isso aconteça você pode procurar um advogado e ingressar com uma Ação de Alimentos, para que o juiz fixe o valor da pensão que deverá ser paga.

Atenciosamente,

Priscila Veiga - Advogada
Responder | Reportar ao administrador
Flávia Pires
0 # Flávia Pires 24-07-2013 15:43
Citando renata:
é necessário ser separado para adquirir pensão?

Boa tarde Renata,

Sim. É necessário estar separada para pleitear o pagamento de pensão.

Atenciosamente,

Priscila Veiga - Advogada
Responder | Reportar ao administrador
Flávia Pires
0 # Flávia Pires 24-07-2013 15:40
Citando mariana lima do nasc:

Boa tarde Mariana,

O acordo feito no Conselho Tutelar não tem validade para fins de execução, e portanto se ele não está pagando a pensão corretamente, não há nada que se possa fazer.
O correto é você procurar um advogado e entrar com Ação de Alimentos, para que um juiz fixe o valor da pensão.
Se após o juiz fixar o valor da pensão, e o seu ex-marido continuar não pagando, você poderá entrar com uma Ação de Execução de Alimentos para receber todas as pensões atrasadas.

Atenciosamente,

Priscila Veiga - Advogada
Responder | Reportar ao administrador
Flávia Pires
-1 # Flávia Pires 24-07-2013 15:38
Citando ANA:

Boa tarde Ana,

Seu marido deve procurar um advogado o mais rápido possível.
A ação que você está falando é a Ação de Execução de Alimentos, e seu marido deve apresentar defesa no processo, lembrando que existe um prazo para a apresentação desta defesa.
Então o recomendado no momento é que procure um advogado o mais breve possível para que ele entre com as medidas necessárias.

Atenciosamente,

Priscila Veiga - Advogada
Responder | Reportar ao administrador
heliojandussi
+1 # heliojandussi 24-07-2013 10:18
bom dia gostaria de saber como funcionam as leis para pensão atrasada pois já sou maior de idade
porém nunca recebi nenhum auxílio por parte de pai. Ganhei a causa na justiça mas nunca recebi nada por não saber o paradeiro do próprio
grato...
Responder | Reportar ao administrador
Bueno
0 # Bueno 24-07-2013 09:44
Bom dia,
Dr.

Tenho algumas dúvvidas:
Meu namorado está em processo de divorcio + pensão alimenticia, porém a ex mulher abriu um processo solicitando retroativo de um ano, porém este um ano ele paga a escola particular do filho mais novo (ele tem dois), que equivale a mais de 30% do salário dele, e além disso ele depositava dinheiro na conta do ex sogro, uma vez que a conta da ex mulher estava no negativo, ainda paga o convenio dos filhos e da ex mulher.
Qual a chance dele se livrar deste retroativo que afinal ele nunca deixou de dar?

Ela tem 43 anos não trabalha e não quer trabalhar.
Responder | Reportar ao administrador
Rosangela
+1 # Rosangela 23-07-2013 12:26
Boa tarde...gostari a de tirar uma duvida, tenho uma filha com um rapaz, a aceitei o acordo dele pagar25% de tudo que ele receber em folha de pagamento pela justiça hoje ele é casado e tem duas filha, ele pode recorre e diminuir esse valor que paga?
Responder | Reportar ao administrador
Pamela
+1 # Pamela 23-07-2013 11:45
Bom dia Priscila, estou com uma duvida.
Meu marido tem 2 filhos com outra mulher atualmente ela e as filhas moram no maranhão, ele recebeu uma intimação do pedido de pensão alimentícia. Ele terá q se apresenta dia 13/08 o problema é que o pedido foi feito no maranhão e pelo que li no documento ele terá q se apresenta la oque seria impossível porque é longe. Gostaria de saber qual a possibilidade e como fazer para que ele se apresente no fórum aqui de campinas para estipular o valor da pensão.
Responder | Reportar ao administrador
renata
0 # renata 23-07-2013 11:29
é necessário ser separado para adquirir pensão?
Responder | Reportar ao administrador
Marcio Rocha
0 # Marcio Rocha 23-07-2013 09:13
Tive um relacionamento com uma mulher onde tive 3 filhos, 1 é independente e os 2 menores ficam com a mãe de segunda a sexta e nos finais de semana e todas as ferias do primeiro ao ultimo dia ficam na casa da minha atual esposa. Foi estipulado pelo juiz o valor de 40% do salario minimo. A minha duvida é nas ferias de verão (2 meses) e nas de inverno que este ano foi 22 dias, devo pagar normalmente a pensão? Quais são os meus deveres e direitos em relação a pensão, pois o tempo em que meus filhos estão comigo nem se quer a mãe liga para saber notícias e se eles falam em ir em casa para visitá-la, ela responde vocês estão de férias fiquem aí. As vezes dou vestes e materiais escolares. Agradeço sua atenção!
Responder | Reportar ao administrador
Flávia Pires
0 # Flávia Pires 22-07-2013 11:02
Citando fernanda:

Bom dia Fernanda,

Como você é maior de idade, a princípio, o pai não é obrigado à pagar pensão alimentícia. De qualquer maneira, você poderá entrar com uma Ação de Alimentos pleiteando o recebimento da pensão. Porém, você terá que demonstrar ao juiz que realmente necessita do recebimento da pensão, e que a renda que recebe mensalmente não é suficiente para seu sustento.

Neste caso, é importante que procure um advogado, pois não são todos os casos que os pais estão obrigados ao pagamento de pensão aos filhos maiores.

Atenciosamente,

Priscila Veiga - Advogada
Responder | Reportar ao administrador
mariana lima do nasc
0 # mariana lima do nasc 20-07-2013 13:57
boa tarde!meu ex marido e eu fizemos um acordo no conselho tutelar para ele pagar 200 reais por mes para o meu filho e com esses 200 eu arcaria com tudo e eu concordei eu pagava escola e tudo mais com a minha ajuda tbm ate q ele pediu pra pagar a escola independente do valor q ele dava quando passou um periodo ele comecou a descontar o valor da escola na pensao e depois passou a nao dar mais pois alegou q pagava a escola.isso e certo o q devo fazer.
Responder | Reportar ao administrador
ANA
0 # ANA 19-07-2013 18:24
Boa noite !!!Gostaria de me informar no seguinte caso. Meu marido tem um filho com outra mulher, e mais 3 comigo, na época foi estipulado um valor para ele pagar , mas a moça foi embora e não deixou contato, agora ela entrou com uma ação e foi estipulado para ele pagar 25 mil reais, só que ele não tem condições, qual a atitude que ele deve tomar.
Responder | Reportar ao administrador
fernanda
+1 # fernanda 18-07-2013 15:00
boa tarde, tenho duvidas a respeito de pensão. Meus pais nunca foram casados, o caso é, ele começou a pagar-me pensão depois dos 8 anos. Hoje sou mair de 18 e faço faculdade e trabalho, por trabalhar ele fica suspenso de me dar a pensão alimenticia. Até onde sei se o filho estiver estudando e o pai ter condições deverá ajudar até o termino da faculdade ou até os 21 ano.
Como isso funciona?
Responder | Reportar ao administrador
Lu
+2 # Lu 18-07-2013 00:16
Tenho uma dúvida. Farei um divórcio no cartório, mas tenho direito à pensão alimentícia pois nunca trabalhei e já tenho 60 anos. Devo pedir um percentual do salário dele ou pedir o valor da pensão em salários mínimos? E como farei para corrigir esse valor todos os anos, pode ser corrigido? Agradeço a atenção!
Responder | Reportar ao administrador
Flávia Pires
+1 # Flávia Pires 17-07-2013 15:54
Citando benedita domiciano b:


Boa tarde Benedita,

A criança não tem direito ao recebimento de décimo terceiro e férias. Na realidade, décimo terceiro e férias não tem nada a ver com o valor pago à título de pensão alimentícia. Quem recebe décimo terceiro e férias são os trabalhadores. A criança receberá apenas o valor fixado à título de pensão.
Todavia, se for da vontade do pai, este pode estar contribuindo com um valor à mais além do valor da pensão em qualquer momento, mas isso não significa que seja pagamento de férias ou décimo terceiro.

Atenciosamente,

Priscila Veiga - Advogada
Responder | Reportar ao administrador
mozart
0 # mozart 17-07-2013 15:53
minha esposa foi embora viveu comigo 17 anos mas não somos casados no papel mas ela trabalha e fez uma cirugia nas mamas eu sepre fiz as compras do mês qual seria o valor certo desta pensão.
Responder | Reportar ao administrador
Flávia Pires
0 # Flávia Pires 17-07-2013 14:12
Citando daniela correia:


Oi Daniela,

Já que o valor de R$ 200,00 foi estipulado há 8 anos atrás, você deve entrar com uma Ação Revisional de Alimentos expondo as necessidades da sua filha para que o valor seja aumentado.
Recomendo que procure um advogado e entre com a ação.

Atenciosamente,

Priscila Veiga - Advogada
Responder | Reportar ao administrador
Flávia Pires
0 # Flávia Pires 17-07-2013 14:11
Citando donizete lopes:


Olá Donizete,

O valor da pensão para cada criança deve ser calculado de acordo com as necessidades de cada criança e com as possibilidades de quem paga. Não existe um valor determinado estipulado na lei. Cada caso é um caso.
Se não houver acordo entre as partes, um juiz deve estipular o valor da pensão.

Atenciosamente,

Priscila Veiga - Advogada
Responder | Reportar ao administrador
benedita domiciano b
-2 # benedita domiciano b 17-07-2013 12:32
gostaria de saber se o meu filho tem direito a decimo terceiro e ferias.
Responder | Reportar ao administrador
donizete lopes
-3 # donizete lopes 15-07-2013 16:06
eu gostaria de saber quanto pagar de pensão alimenticia por criança menor de 18 anos
Responder | Reportar ao administrador
daniela correia
0 # daniela correia 13-07-2013 21:13
flavia meu ex marido tem somente um filho comigo ,mas tem 2 meninas de outro casamento a pensao que ele paga e de 200 reais desde quando nos separamos a 8 anos mas foi feito um acordo no divorcio nao na pensao alimenticia mas tenho medo de entrar com a pensao alimenticia e esse valor diminuir mais eu trabalho mas 200 reais ainda eu acho pouco ja que ele nao ajuda com mais nada alem desse valor
Responder | Reportar ao administrador
Flávia Pires
0 # Flávia Pires 12-07-2013 10:12
Citando Gislaine Bianca:
*


Oi Gislaine, bom dia.

Mesmo que o devedor dos alimentos (no caso específico, o seu marido) não tenha renda mensal fixa, este deve continuar com o pagamento da pensão. O devedor da pensão somente poderá modificar ou reduzir o valor através de ação própria - Ação Revisional de Alimentos, na qual deverá demonstrar que não pode continuar pagando o valor de R$ 200,00 mensais. O valor correto que ele tem que pagar é aquele fixado em sentença judicial, ou então aquele fixado através de acordo entre as partes e devidamente homologado pelo juiz. Não existe um valor certo determinado. O valor é definido de acordo com as necessidades de quem recebe a pensão e de acordo com as possibilidades de quem paga.

O devedor dos alimentos não está obrigado à contribuir para a construção da casa, a não ser que isso foi objeto de sentença judicial ou acordo das partes homologado pelo juiz. Se não foi objeto de sentença judicial ou acordo homologado, ele não tem obrigação nenhuma de contribuir com a construção da casa. Também, não há nada que impeça que contribua de livre e espontânea vontade.

Se for comprovado que o valor da pensão foi pago a mais, não há como reaver os valores. Jamais poderão ser cobrados os valores pagos a mais.

Quanto aos recibos, quem paga os alimentos deve exigir o recibo assinado de quem os recebe. É direito também exigir os recibos assinados das pensões pagas anteriormente. Fica à critério das partes abrirem uma conta para depósito ou pegar o recibo. O pagamento através de conta bancária é mais prático e mais seguro.

Atenciosamente,

Priscila Veiga – Advogada
Responder | Reportar ao administrador
Flávia Pires
+1 # Flávia Pires 12-07-2013 10:06
Citando selma alves bezerra:


Oi Selma,
Com relação à pensão para sua filha menor, será necessário entrar com o pedido na justiça para que seja fixado o valor da pensão por um juiz. A menor deverá expor suas necessidades, e então a questão será decidida seguindo o critério do binômio necessidade (de quem pede os alimentos) - possibilidade (de quem paga). Somente analisando a necessidade/pos sibilidade é que poderá chegar a um valor. Quanto à pensão para a senhora, é também preciso entrar com o pedido na justiça, porém, se for comprovado que a senhora trabalha e tem renda mensal, não terá direito ao recebimento da pensão. Somente em casos excepcionais é que a ex-mulher terá direito ao recebimento da pensão paga pelo ex-marido, como por exemplo, se ficar constatado que a ex-mulher encontra-se impossibilitada de trabalhar e ainda depende do ex-marido para sobreviver.
O recomendado é que a senhora procure um advogado para que este entre com o pedido na justiça expondo detalhadamente a situação.

Atenciosamente,

Priscila Veiga – Advogada
Responder | Reportar ao administrador
Gislaine Bianca
0 # Gislaine Bianca 10-07-2013 19:01
* Sou casada e meu marido tem um filho de um relacionamento anterior, porém faz 04 meses que ele faz trabalho autônomo e não tem renda fixa, mais o valor da pensão continua o mesmo(R$ 200,00). Gostaria de saber qual o valor da pensão que ele tem que pagar, lembrando que tenho uma filha com ele.

* A mãe do filho dele está obrigando-o a contribuir com a construção da casa dela, justamente porque a guarda esta com ela. É certo ela cobrar a contribuição além da pensão?

* Se for comprovado que o valor da pensão foi pago a mais ele pode ficar alguns meses sem pagar para compensar?

* Até o momento não temos nenhum comprovante de pagamento, posso exigir que ela assine os meses anteriores pagos para servir de garantia para ele? É aconselhável abrirmos uma conta para depósito da pensão, ou assinarmos um recibo?
Responder | Reportar ao administrador
selma alves bezerra
-2 # selma alves bezerra 10-07-2013 12:53
eu gostaria de saber tenho 8 anos de separada, somente de corpos nao no papel se eu pleitear a pensão da minha filha sendo o pai um policial militar mais de 20 anos de policia, quanto nesse caso eu receberia de pensão e se eu mesma teria tbém direito a pensão alimenticia o mesmo so tem nossa filha como de menor... ele me fala que seu entrar com a pensão ele pagara somente meio salario minimo isso é verdade?eu tinha dezoito anos casada.. agradeço desde ja sua compreensão agradeço a atenção. boa tarde
Responder | Reportar ao administrador

Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

  1. Últimas
  2. + Lidas
 

Rádio Comunicadora de Foz do Iguaçu Ltda - AM 1320 KHz - Avenida Paraná, 201 - CEP 85857-970
Site melhor visualizado em 1100x1800. Atualize seu navegador para uma melhor experiência de navegação em nosso site
CBN Foz