Parcialmente Nublado
Ashburn, USA
A+ A A-

Oferecimento

Maior quadro de Portinari em Minas é restaurado e apresentado em BH

Por  | Para: CBN Foz

A restauração do maior quadro do pintor Cândido Portinari em Minas Gerais passou por restauro e foi apresentado nesta sexta-feira (13), em Belo Horizonte. O painel fica no hall do antigo Palácio dos Despachos, onde será a nova sede da Casa Fiat de Cultura. A visitação vai integrar a programação cultural da cidade e será aberta para o público em junho do ano que vem.

A obra “Civilização Mineira” conta a passagem de título de capital de Ouro Preto para Belo Horizonte. Foram quatro meses de trabalho e uma minuciosa intervenção para preservar os traços originais do ano de 1959. O trabalho marca as comemorações pelos 110 anos do artista, um dos principais representantes do movimento modernista no Brasil.

Na semana em que a capital mineira comemora 116 anos, o documentário “Lírico Movimento” resgata a história musical da cidade, quando artistas mineiros se movimentaram para impulsionar a produção de óperas. O curta é exibido no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, neste sábado (14), às 22h e mostra o efervescer das óperas antes mesmo da capital ter um teatro. O filme tem depoimentos de diversos artistas que viveram este período intensamente. A entrada é gratuita.

Outro documentário é apresentado no Sesc Palladium, no sábado (14), às 16h. O filme “Esculacho” mostra uma cena comum nos ônibus que circulam pelas cidades: jovens da periferia ouvindo funk em celulares e caixinhas de som portáteis. A música alta, compartilhada sem a escolha dos passageiros, desperta diferentes sentimentos e coloca em questão os limites do espaço público. O mineiro Marcelo Reis dirige o curta. O diretor já foi premiado pelo filme "Aterro", sobre catadoras de lixo do Morro das Pedras. A entrada é franca.

Vinte e três crianças e adolescentes do projeto Criança Esperança, em Belo Horizonte, assistiram a um show de jazz, nesta quinta-feira (12). O evento é parte do Jazz Festival Brasil que faz, nesta edição, uma homenagem a um mito do gênero, Louis Armstrong. O festival termina nesta sexta-feira (13), com apresentações às 19h e às 21h30, no Teatro Bradesco. A cantora Shirley King, filha do músico de jazz B.B king, é uma das atrações.

No teatro, o espetáculo “Tô grávida” traz os atores Fernanda Rodrigues e Paulo Vilhena a Belo Horizonte. A peça está em cartaz neste sábado (14) e domingo (15), às 20h, no Teatro Bradesco.

Belo Horizonte reúne ainda, na programação cultural, atrações culturais em diversos espaços da cidade, durante o período natalino. O projeto “BH Capital do Natal” conta com shows, exposições e apresentações de dança.

Outras atividades completam a agenda cultural da semana. Na sexta-feira (13) tem show do grupo Móveis Coloniais de Acaju, no Music Hall, às 21h; e o teatro do Sesc Palladium exibe, às 20h30, a peça “Horizontinos: Cidade inventada”. No sábado (14) tem apresentação do cantor Péricles, às 22h, no Chevrolet Hall. No domingo (15), o Conservatório da UFMG recebe um concerto de Natal, às 10h.

Confira a programação completa:

Show
Movéis Coloniais de Acaju
Sexta-feira (13), às 21h
Music Hall
Classificação: 16 anos

Péricles
Sábado (14), às 22h
Chevrolet Hall
Classificação: 16 anos

Simone Mazzer
Sábado (14), às 22h
Granfinos
Classificação: 18 anos

Festival de Música Estudantil de Garagem
Domingo (15), às 15h
Music Hall
Classificação: 16 anos

Teatro
Horizontinos: Cidade inventada
Sexta-feira (13), às 20h30
Sesc Palladium
Classificação: 10 anos

A dama desnuda
Sexta-feira (13) e sábado (14), às 20h
Cine Theatro Brasil
Classificação: 12 anos

De graça
Babilak Bah
Sexta-feira (13), às 20h30
Funarte
Classificação livre

Coletivo Ana
Sábado (14), às 20h
Centro Cultural Banco do Brasil
Praça da Liberdade
Classificação livre

Concerto de Natal
Domingo (15), às 10h
Conservatório UFMG
Classificação livre

BH capital do Natal
Sexta-feira (13), às 19h - Ballet Jovem do Palácio das Artes
Domingo (15), às 20h30 - Minas ao Luar, na Praça da Liberdade
Classificação livre
Outras informações e a programação completa estão disponíveis no site do evento.


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

  1. Últimas
  2. + Lidas
 

Rádio Comunicadora de Foz do Iguaçu Ltda - AM 1320 KHz - Avenida Paraná, 201 - CEP 85857-970
Site melhor visualizado em 1100x1800. Atualize seu navegador para uma melhor experiência de navegação em nosso site
CBN Foz