Parcialmente nublado
Woodbridge, USA
A+ A A-

Livros com alusão ao diabo serão 'leitura complementar' em Taubaté, SP

Trecho mostra figura e menção polêmica em livro da rede de ensino em Taubaté (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)Trecho mostra figura e menção polêmica em livro.
(Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

Após a polêmica sobre o conteúdo dos livros didáticos comprados para serem usados por 33 mil alunos da rede municipal de Taubaté, o material será usado apenas como leitura complementar aos estudantes. O acordo foi feito nessa segunda-feira (17) entre os vereadores e a secretária de educação, Edna Chamon, durante uma audiência pública.  

Segundo a secretária Edna Chamon, antes de serem adquiridas as obras passaram por uma avaliação e, segundo os técnicos que avaliaram os livros, os professores serão capacitados para trabalhar o material com os alunos em sala de aula.

A principal questão apontada pelo legislativo foi se o conteúdo dos livros seria adequado para as crianças e, por isso, foi solicitado que quatro obras não sejam avaliados como prova em sala de aula e sirvam apenas como leitura compelmentar. A secretária disse que vai atender o pedido, mas nenhum livro será retirado da rede municipal de ensino. Assim, o conteúdo de quatro dos 80 livros comprados não serão exigidos em provas.

Polêmica
Quatro obras apresentam conteúdo considerado pelas mães impróprio para as crianças - uma delas, o 'ABC Doido' supostamente faria apologia ao diabo. No livro, a letra T é associada ao tridente e, na página estão figuras do diálogo que ensina que a letra T não é a da cruz. Em outros exemplares, as mães dizem que o problema está nas palavras escolhidas para compor os textos e nas mensagens passadas pelas obras como em 'Terríveis Romanos', que ensina um passo a passo de como analisar as tripas de animais para ser um vidente.

Um trecho diz 'é provável que sua mãe não ache graça em você estripando um animal dentro de casa. Se for o caso, vá a um criadouro e compre um coelho inteiro para fazer a leitura'.


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

  1. Últimas
  2. + Lidas
 

Rádio Comunicadora de Foz do Iguaçu Ltda - AM 1320 KHz - Avenida Paraná, 201 - CEP 85857-970
Site melhor visualizado em 1100x1800. Atualize seu navegador para uma melhor experiência de navegação em nosso site
CBN Foz