Parcialmente Nublado
Ashburn, USA
A+ A A-

Coral da USP surpreende calouros e canta ‘Beijinho no Ombro’

A apresentação do CoralUSP XI de Agosto realizada na Semana de Recepção aos Calouros 2014 da Faculdade de Direito da USP surpreendeu os presentes na última quinta-feira (21). No lugar das músicas eruditas normalmente esperadas, o coral cantou a música “Beijinho no ombro”, de Valesca Popozuda acompanhado pela Baisf (Bateria de Agravo de Instrumento da São Francisco).

A apresentação aconteceu no Salão Nobre da faculdade, no Largo São Francisco.

O coral costuma incluir músicas diferentes em seu repertório. Este ano, por exemplo, o tema é o rock. Mas a apresentação de um funk era inédita – eles já haviam cantado um rap, "Negro Drama", dos Racionais MC. “Foi uma grande curtição”, disse ao G1 o maestro Eduardo Fernandes, regente do coral desde 1986. “As meninas se divertiram dançando, os roqueiros mais xiitas torceram o nariz para o funk, mas cantaram, e acho que a plateia se divertiu, em um momento de grande importância e felicidade para ele, que é o da entrada na faculdade, um verdadeiro rito de passagem.”

Coral da USP apresenta música de Valesca Popozuda (Foto: Reprodução/YouTube/Marina Chamusca Passos)Coral da USP apresenta música de Valesca Popozuda (Foto: Reprodução/YouTube/Marina Chamusca Passos)

A repercussão da apresentação chegou até à cantora original, Valesca Popozuda, que publicou em seu Twitter o link para o vídeo do coral e elogiou a apresentação.

“Confesso que estou um pouco surpreso com a repercussão desta apresentação, não tinha ideia disto. Estamos dentro da Universidade de São Paulo, um espaço democrático por excelência e de livre circulação de ideias. Além disso, o CoralUSP sempre fez da união entre popular e o erudito uma de suas principais bandeiras”, afirmou o maestro, que disse não ter tido notícia de nenhuma reação negativa por parte da Universidade, nem ver motivos para isso.

O maestro confessou que não conhecia a música antes de o atual diretor da bateria da São Francisco fazer a sugestão. “A nossa ideia foi fazer uma apresentação que mostrasse para os calouros a qualidade do trabalho do coro e uma certa irreverência, que é uma das características do grupo e também dos alunos da São Francisco”, explicou.

A colaboração entre o coral e a bateria tinha como ideia inicial ser feita em uma canção de rock – que já estava incluído no repertório do coral. A sugestão de cantar um funk, entretanto, foi bem recebida. “Um cantor do coro se dispôs a fazer o arranjo para dali a dois dias. Conversamos que seria legal ele fazer uma introdução com um caráter mais sóbrio, para que a surpresa fosse maior. Ele trouxe o arranjo sob o pseudônimo de Karen Invejosa, dentro do espírito irreverente que estava sendo proposto.”

Segundo o maestro, não está nos planos do coral expandir a apresentação de funks, mas ele reconhece que o “Beijinho no Ombro” será esperado pelo público. “Certamente se fizermos mais alguma apresentação com a bateria da São Francisco neste semestre existe a possibilidade de cantarmos. No entanto a plateia provavelmente já vai estar esperando, e é sempre bom não fazer o que a plateia espera. Caso contrário fica tudo muito previsível e sem graça.”

Valesca manda 'beijinho no ombro' em seu primeiro clipe solo (Foto: Divulgação)Valesca manda 'beijinho no ombro' em seu primeiro clipe solo (Foto: Divulgação)

Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

  1. Últimas
  2. + Lidas
 

Rádio Comunicadora de Foz do Iguaçu Ltda - AM 1320 KHz - Avenida Paraná, 201 - CEP 85857-970
Site melhor visualizado em 1100x1800. Atualize seu navegador para uma melhor experiência de navegação em nosso site
CBN Foz