Arco-íris de prata encanta turistas nas Cataratas do Iguaçu

Destaque Arco-íris de prata encanta turistas nas Cataratas do Iguaçu G1 Arco-íris de prata encanta turistas nas Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu - uma das paisagens mais fotografadas do mundo - têm encantado os turistas de uma maneira diferente. É o passeio noturno, à luz do luar. O interesse dos visitantes é por uma raridade que só pode ser vista em noites de lua cheia e com água sobrando nas cachoeiras: o arco-íris de prata.

O cenário está entre os destinos mais visitados do mundo e as quedas retribuem muito bem esse interesse dos visitantes. Em todo fim de dia ensolarado, um arco-íris tinge a paisagem.

Quase todos os turistas vêem as cataratas sob a luz do sol porque o Parque Nacional do Iguaçu normalmente abre das 9h da manhã às 17h. Mas nós vamos embarcar, agora, em um passeio que promete mexer com os sentidos. Vamos ver a maior sequência de quedas d’água do mundo em noite de lua cheia. E com sorte poderemos presenciar um fenômeno que só aparece em noites de luar: o arco-íris de prata, uma lenda da paisagem.

Os turistas acompanham a despedida do sol. É hora de a lua surgir.

A primeira coisa que a gente vê quando vai se aproximando das cataratas são as gotículas de água tocando a nossa pele, mesmo que as quedas estejam longe.

Trezentas pessoas vieram em busca dessas sensações. A brisa das cataratas vai ficando cada vez mais intensa. É um bom sinal: quanto mais água, maior a possibilidade de o arco-íris noturno aparecer. E o arco-íris surge, como uma miragem no escuro.

Foi preciso usar alguns recursos especiais da câmera para registrar as cataratas na penumbra. Os observadores mais atentos conseguem perceber que as cores do arco-íris estão ali. Bem fraquinhas, mas estão ali, disputando espaço com as gotículas de água "pintadas" de prata pelo reflexo da luz da lua.

Última modificação emDomingo, 27 Janeiro 2013 22:57

Comentários  

Jacobo Schneider
+2 #1 Jacobo Schneider 27-01-2013 22:35
A meu entender , se chamamos Foz do Iguaçu cidade turística este evento devia de ter mais dias durante a Lua Cheia e todos os meses como fazem os argentinos. Seria mais um atrativo da cidade