Ensolarado
Ashburn, USA
A+ A A-

ONU lança campanha para marcar dia contra a corrupção

Países em desenvolvimento perdem entre 20 e 40 bilhões de dólares para a corrupção. Imagem: UNODC

A campanha “Zero Corrupção – 100% Desenvolvimento”, criada pelo estudante ruandês Loic Christian Muhunde, de 24 anos, foi uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para marcar o Dia Internacional contra a Corrupção, em 9 de dezembro.

A campanha. Imagem: divulgação

As agências criaram uma competição onde jovens formulariam uma campanha de conscientização sobre os efeitos corrosivos da corrupção no desenvolvimento, reconhecendo o papel fundamental da juventude na construção de um futuro sólido e honesto. A campanha foi lançada nesta terça-feira (26) no Panamá.

A mensagem, simples e universal, reforça a ideia de que o desenvolvimento só pode prosperar quando a sociedade combater as causas fundamentais da corrupção.

O objetivo da campanha é reunir a sociedade nesta luta e servir como um alerta global para a ação contra a corrupção, além de conscientizar a população sobre a Conferência dos Estados-Parte da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC). Tomar de volta o que é perdido para líderes corruptos é responsabilidade de todos.

Países em desenvolvimento perdem entre 20 e 40 bilhões de dólares para a corrupção. Imagem: UNODC

O diretor executivo do UNODC, Yury Fedotov, ressaltou que é necessário que todos levantem suas vozes contra a corrupção para obter o verdadeiro sucesso. “Precisamos de uma coalização de governos, de uma comunidade empresarial, uma sociedade civil, de acadêmicos e mídia fortes e sólidas para resistir à corrupção e construir uma cultura de prevenção e integridade.”

O chefe da delegação do PNUD no Panamá, Patrick Keuleers, acrescentou que “esta campanha coloca um rosto humano sobre o custo da corrupção. Se apenas 10% do dinheiro perdido com a corrupção fosse canalizado de volta para o desenvolvimento, seria o suficiente para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até os prazos de 2015”.



Fonte: ONU

Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

  1. Últimas
  2. + Lidas
 

Rádio Comunicadora de Foz do Iguaçu Ltda - AM 1320 KHz - Avenida Paraná, 201 - CEP 85857-970
Site melhor visualizado em 1100x1800. Atualize seu navegador para uma melhor experiência de navegação em nosso site
CBN Foz