Chuva
Ashburn, USA
A+ A A-

Oferecimento

Famílias de Foz do Iguaçu amparadas pelo Bolsa Família devem atualizar dados cadastrais

Por  | Para: CBN Foz

 

Famílias que recebem o benefício Federal do Programa Bolsa Família e possuem mais de dois anos de cadastramento, passarão por processo de atualização de dados.

A exigência é da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc/MDS) que iniciou, em agosto, o processo de Revisão Cadastral de 2013. Em Foz do Iguaçu, a Secretaria Municipal de Assistência Social é a responsável, através dos Centros de Referência da Assistência (CRAS), pelo levantamento.

Foram identificadas cerca de 1.600 famílias beneficiárias e com a necessidade da revisão cadastral do Programa. A equipe municipal que faz o trabalho de identificação registrou as famílias necessitadas por região, sendo 414 famílias na zona norte da cidade, 302 na parte noroeste, 533 na região leste, 275 no sul e 248 no centro.

Em todo o país, desde janeiro deste ano, somavam-se mais de 2,8 milhões de famílias cadastradas no PBF. Com os procedimentos rotineiros de atualização cadastral, realizados ao longo do primeiro semestre, restaram 1,6 milhão de famílias na Revisão Cadastral de 2013. As famílias do PBF terão até o dia 13 de dezembro para atualizar as informações e evitar um possível bloqueio dos benefícios federais. Os bloqueios desta revisão serão aplicados a partir de janeiro de 2014.

Hoje, a cidade conta com quatro CRAS. Eles estão localizados na região da Vila "C", Porto Meira, Morumbi e Três Lagoas. Juntos, realizam cerca de 1,5 mil atendimentos por mês - este número varia de acordo com a época do ano. Eles são responsáveis pela inclusão dos cidadãos aos meios federais de ajuda, como o Programa Federal Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Minha Casa Minha Vida, entre outros. Seus serviços são de proteção básica.

Para realizar a atualização cadastral, é necessário levar CPF ou Título de Eleitor obrigatoriamente (exceto para os responsáveis por famílias indígenas e quilombolas, que podem apresentar qualquer outro documento de identificação de validade nacional). Para as demais pessoas da família pelo menos um dos seguintes documentos devem ser apresentados: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI); Cadastro de Pessoa Física (CPF); Registro Geral de Identificação (RG); Carteira de Trabalho e Previdência Social; e Título de Eleitor.

As famílias podem levar outros documentos que não são obrigatórios, mas que permitam melhorar a coleta das informações, tais como comprovante de residência, conta de energia elétrica, comprovante de matrícula das crianças e dos adolescentes na escola e carteira de trabalho e previdência social.

 

Atualizado em
Tópico

Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

  1. Últimas
  2. + Lidas
 

Rádio Comunicadora de Foz do Iguaçu Ltda - AM 1320 KHz - Avenida Paraná, 201 - CEP 85857-970
Site melhor visualizado em 1100x1800. Atualize seu navegador para uma melhor experiência de navegação em nosso site
CBN Foz