Receita Federal abre hoje consulta a lote residual de Imposto de Renda

O imposto de renda 2022 é um valor anual descontado do rendimento do trabalhador ou da empresa que é enviado ao governo federal, sendo que a quantidade de desconto é determinada pelo governo de cada país onde é aplicado determinado imposto. Existem dois tipos de impostos, aquele que é pago pelo trabalhador que é chamado de IRPF que é a sigla cuja o nome (Imposto de Renda sobre Pessoa Física), e a DIRPF que a sigla se refere a (Declaração de Ajuste Anual).

A informação sobre todos os seus dados de rendimentos é fundamental para o imposto de renda, é obrigatório a declaração imposto de renda 2022 de todos os trabalhadores que possuem um perfil de renda a mais que o valor mínimo estipulado pelo governo federal. Como todo o imposto implantado pelo governo federal tem seu órgão responsável não seria diferente com o imposto de renda, a Receita Federal é o órgão que faz todo o processo de imposto de renda.

O procedimento do imposto de renda deve ser declarado tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, claro que existe diferencia entre uma declaração e outra, basta o interessado buscar mais informações no site da Receita Federal.

As pessoas que pagaram o imposto de renda a mais durante o ano tem direito de receber a restituição de imposto de renda, o imposto descontado na folha de pagamento dos trabalhadores que são assalariados é revisto pela Receita Federal que faz os cálculos que cada um declarou. Apenas tem abatimentos os submetidos e despesas médicas.

Caso não tenha preenchido os dados bancários corretos, a restituição do imposto de renda 2022 será suspenso, ou nesse mesmo período da liberação do lote sua conta bancaria tenha sido encerrada, o dinheiro voltará para o Banco Central, para poder receber o dinheiro você tem que fazer o pedido diretamente ao Banco do Brasil.

O prazo para entrar em contato com a Receita Federal é de mais ou menos uma ano, informando que você abriu uma nova conta bancaria. Após este prazo, a requisição só poderá ser realizada mediante preenchimento formal do pedido de pagamento de restituição, feito no site da Receita Federal.

Basta você acessar o site da Receita Federal para ver se a restituição imposto de renda já foi liberada, também poderá consultar pelo telefone da Receita Federal 146 e selecione a opção 3, ou ainda baixar o aplicativo para smartphone utilizando os respectivos sistemas para de Android ou IOS.

Isenção Imposto de Renda

Nem todas as pessoas precisam declarar o imposto de renda 2022, dentre as isenções, as pessoas físicas que tem mais de 300 mil reais em bens ou direitos, que possuem parte do seu patrimônio em conjunto com um cônjuge com um companheiro de união estável em regime parcial de bens. Claro que se a pessoa não se enquadra nesse termo de obrigatoriedade, ela pode ficar dispensa de entrega de declaração.

A outra forma é quando a pessoa consta como dependente na declaração da outra pessoa, ainda que se enquadre nas regras da Receita Federal citadas nesse texto. Nessa circunstância quem declara essa pessoa como dependente deverá informar em sua declaração, todos os bens contingentes, os direitos e rendimento dos dependentes, caso ele tenha.

Depois de ler esse artigo sobre o imposto de renda 2022, não esqueça de deixa o seu comentário sobre o que achou do nosso conteúdo. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *